Nintendo Wii

Jogos para todas as consolas.

Moderador: Moderador

Responder
Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 39097
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Nintendo Wii

Mensagem por Barefaced » 12 jul 2007, 20:13

Introdução

Um dos temas mais interessantes no mundo das tecnologias tem sido a nova geração de consolas. A discussão e guerra entre marcas anima o mercado e muitos fóruns de discussão. Começou com o lançamento da XboX 360, os sucessivos atrasos e problemas das PS3 e a surpresa que era uma consola da Nintendo de nome de código Revolution. Agora, muito já se passou. A PS3 tem a data final de lançamento marcada (esperamos nós), as XboX360 sofreram um upgrade que a tornam ao nível da PS3 em multimédia e a Revolution passou a Wii

É sobre essa ultima que versa esta análise. Tenho o incrível prazer de possuir uma em casa. Apesar de muitos a posicionarem como a 3ª consola, o baixo preço, o fantástico conceito de jogo e bons jogos mostram que não é bem assim. Os resultados estão à vista: esgotaram no Japão em poucas horas, nos EUA em dias e cá em Portugal, e no resto da Europa continuam esgotadas: 3 reposições de stocks depois da data de lançamento oficial! Para saberem ao certo, existem actualmente cerca de 12 milhões de XboX 360 vendidas, cerca de 4 milhões de PS3 e já há mais de 8 milhões de lares com uma Wii.

Qual o motivo para esta consola tecnicamente mais fraca ser um sucesso de vendas? Leiam o resto da análise!

Pequena, simples e bonita. Eis três palavras que descrevem na perfeição a Wii. Com um design simples e muito "limpo", a Wii conquista grande parte dos utilizadores à primeira vista.

Sendo bastante pequena, com 44 mm de largura, 157 mm de altura e 215.4 mm de comprimento, pode ser colocada em pé, através da ajuda de um suporte fornecido, ou deitada, o modo tradicional das consolas. Na parte frontal destacam-se 3 teclas (Power, Reset e Eject), uma porta que esconde os slots para cartões SD e o botão de sincronização com o wiimote. Na frente, ainda há a drive de jogos, com suporte para disco Wii de 12cm e Gamecube de 8cm. No topo da consola, 4 slots para controladores para Gamecube e 2 slots para cartões de memória para a mesma consola. Há ainda uma saída de ar, havendo outra na parte traseira da consola. Na traseira, ligações para os cabos de alimentação, RCA, sensor bar e 2 portas USB

A Wii e as suas várias portas
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem



O Wiimote

É a principal inovação da Wii. O seu controlador é composto pelo conjunto Wiimote e Nunchuk. O Wiimote possui um d-pad, o botão A, 1, 2, +, - e home na parte frontal, assim como um altifalante. A parte de baixo possui o botão B, o “gatilho”. O Wiimote possui 4kb de memória, que pode ser usado para gravar Mii's, as tuas personagens na Wii, que iremos focar mais à frente, e conecta-se com a Wii via Bluetooth.

O Nunchuk é mais simples que o Wiimote. Possui um joystick e 2 teclas, C e D. Liga-se ao Wiimote através de uma conexão proprietária. O Nunchuk é obrigatório para certos jogos, como o Boxe do Wiisports e o Zelda Twilight Princess, sendo obrigatória a sua ausência em outros, como Tenis, Baseball e Golf, também do Wiisports. Ambos são bem mais fáceis de usar do que aparentam à 1ª vista. A Sensor bar tem um alcance de até 3 metros, mas o mais provável é que jogue a cerca de 1.5/2m da televisão, de modo a tirar maior proveito da experiência. O uso obrigatório de pilhas AA é um péssimo pormenor.

Wiimote
Imagem
Wiimote com o Nunchuk
Imagem
sensor bar
Imagem

Tecnicismos

Do ponto de vista técnico, a Wii é, de longe, a consola menos impressionante. O seu CPU foi desenhado pela IBM, usando o famoso método de fabrico SOI 90nm. De seu nome Broadway, trabalha a 729MHz,e tem como principal vantagem dispensar o uso de dissipador, visto aquecer muito pouco. Contra o Cell de 8 cores ou o tri-core da IBM (a 3.2GHz) da XboX 360 perde em desempenho, mas no caso da Wii, isso não é, de longe, uma desvantagem.

A ATI desenhou o GPU. O Hollywood é desenhado a 90nm CMOS (como o Xenos e os Radeon X1xxx, excepto os X1650 e as X1950PRO). A sua frequência é de 243MHz, menos de metade dos 500MHz do que os seus concorrentes. Mas mais uma vez, essa desvantagem não é evidente no desempenho da Wii. Com 88MB de ram (os concorrentes têm 512) e 512MB de armazenamento (aí, os seus concorrentes contam-nos em Gigabytes), é mais uma prova do pouco poderio da Wii. No entanto, o facto de os próprios saves dos jogos contarem-se em KB e não em MB, como nas suas concorrentes, mostra o porquê desta opção da Nintendo

A Wii possui ainda várias conexões típicas de PC, como as portas USB 2.0 e a slot para cartões SD. Possui ainda Wi-fi, 802.11b/g, a 54mbps, para conexão à Internet. Também é compatível com grande parte dos modems USB e dos adaptadores USB to ETHERNET do mercado.

Wii Channels - o menu

O Menu da Wii é incrivelmente intuitivo e dá pelo nome de Wii Channels. Esse menu é composto por vários canais, cada um com a sua especificidade. Entre os canais ainda não disponíveis contam-se o Forecast Channel, que é um canal de meteorologia online, e o News channel, que é um canal de notícias online (surprise!).

Entre os outros canais, encontramos o Shop Channel, um canal de compras online. Dentre estes, o principal destaque vai para a Virtual Console, que permite comprar os grandes clássicos das antigas consolas da Nintendo e até da Sega Mega Drive. Ainda no Shop Channel, é possível optar por uma opção chamada Wii Software. Apesar de ainda não possuir nada, está aberta a possibilidade desta secção do canal possuir um browser próprio, desenvolvido pelo Google.

O Photo channel é dedicado às slots SD e às portas USB. Neste canal, podemos ver as várias fotos de um cartão SD e brincar com elas, de várias maneiras, quer editando-as, quer fazendo puzzles delas.

O Mii channel é o canal de personalização. Ai, podemos criar um Mii, uma espécie de avatar, à semelhança das personagens do Sims, personalizando roupa, cabelo, cor dos olhos, etc. Estes Mii são gravados na consola ou, em alternativa, no comando, e são usados em vários jogos. O maior exemplo é o Wii Sports.


Conclusão

A Wii é wiincrivel, no mínimo. A jogar essa consola, temos diversão pura e crua. Diversão que vos faz regressar ao tempo de putos. "Pinchar" na sala a jogar boxe, sacar da espada para matar um inimigo no Zelda, bater uma bola para fazer um homerun no Baseball, um strike no bowling, eis algumas das acções que tive nos últimos dias. Conseguimos mesmo emergir na acção, ao ponto de praguejarmos com o ecrã quando perdemos.

Enquanto as outras consolas estão muito preocupadas em ter o melhor GPU, CPU, arquitectura e tudo o mais a Wii concentra-se no importante: proporcionar ao utilizador horas de diversão. Muita à imagem do sucesso do iPod, a Wii é simples, apresenta um design apelativo e principalmente: tem uma forma de interactuar com a consola inovador. O Wiimote está para a Wii como a "rodinha mágica" está para o iPod.

A Wii foi já capaz de conquistar o mercado. Fica apenas a dúvida se daqui a 1 ou 2 anos o uso do Wiimote não será aborrecido, passada a primeira fase de surpresa. Para isso será importante a criatividade dos criadores de jogos, para explorarem o Wiimote e a Wii de maneiras inovadoras. Provavelmente a Wii não conquistará os "hardcore gamers" dada a falta de jogos mais complexos e variados mas de certeza conquistará uma fatia de mercado bem mais interessante: as famílias. Não será nenhuma surpresa se a Wii for a primeira consola a ser verdadeiramente usada pelos adultos menos dados a estas tecnologias.

Recomendo a toda a gente. Sem grandes tecnicismos, esta pode muito bem vir a ser a consola que vingará no mercado


Informação obtida através de Anthony M. Dos Santos

http://www.nintendo.com/home
http://e3.nintendo.com/wii.html
Última edição por Barefaced em 21 jul 2007, 02:11, editado 1 vez no total.
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Jogos Consolas”