PNG - Portable Network Graphics

Moderador: Moderador

Responder
Avatar do Utilizador
Streme
Mensagens: 1766
Registado: 06 mar 2008, 17:02
Localização: Salvador-Bahia

PNG - Portable Network Graphics

Mensagem por Streme » 08 set 2008, 11:17

PNG - Portable Network Graphics

PNG (Portable Network Graphics) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados.

Esse formato livre é recomendado pela W3C, suporta canal alfa, tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão (regulável), além de outras interessantes características.

Além disso o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. O canal alfa, diferentemente da transparência do GIF, é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação, sem serrilhamento, algo que não se consegue com os outros formatos populares. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso. Pode ser usado na maioria dos programas de edição de imagens como o Macromedia Fireworks (proprietário) e o GIMP (livre) e até mesmo Photoshop.

PNG se diferencia dos outros formatos GIF ou JPG por aceitar transparência Alpha, ou melhor, vários tipos de transparencias. Ao contrário dos GIFs, um pixel de um PNG não precisa ser colorido ou transparente, ele pode ser azul 58% transparente, por exemplo, dando assim uma qualidade de recorte muito melhor para a imagem, e efeitos de sombra muito mais realistas sobre qualquer fundo!

História e desenvolvimento

A motivação para criar o formato PNG surgiu do início de 1995 quando veio a público que o algoritmo de compressão de dados LZW, utilizado no GIF havia sido patenteado pela Unisys. Haviam também outros problemas com a GIF que tornaram substituição desejável, como, por exemplo, a sua limitação a 256 cores num momento em que computadores com capacidade para exibir uma gama maior de cores tornavam-se comuns. Embora o GIF permita animações, foi decidido que o PNG deveria ser um formato estático de imagem. Um formato "companheiro" chamado MNG foi definido para animação.

1 de outubro de 1996 ”” versão 1.0 da especificação PNG é lançada, e depois apareceu como RFC 2083. Tornou-se uma recomendação da W3C em 01-10-1996.
31 de dezembro de 1998 ”” versão 1.1 com pequenas modificações é lançada.
11 de agosto de 1999 ”” é lançada a versão 1.2.
10 de novembro de 2003 ”” PNG torna-se um padrão internacional (ISO/IEC 15948:2003). Esta versão do PNG pouco difere da 1.2.
3 de março de 2004 ”” ISO/IEC 15948:2004.

Exemplo

Imagem
(imagem JPEG. nao permite a retirada do backgroud)

Imagem
(imagem PNG, nao se tem background, transparencia ativa com canal alfa)



Imagem
Adicionais: Streme - Danilo Dose
Fonte: wikipedia
O0oº* Streme*ºo0O

O seu obrigado é a melhor maneira de retribuição.

Responder

Voltar para “Design”