19 - Refletir ( HTML )

Moderador: Moderador

Responder
Avatar do Utilizador
Streme
Mensagens: 1766
Registado: 06 mar 2008, 17:02
Localização: Salvador-Bahia

19 - Refletir ( HTML )

Mensagem por Streme » 04 jun 2008, 01:06

ImagemVoltar Ao Estudo 18Imagem


Imagem
Estudo 19

Pensar nos objetivos para saber o que aprender

Objetivos


  • -
Para saber que materiais ou tecnologias você deve aprender dentro de todas as disponíveis no âmbito do desenvolvimento de webs, primeiro você deve pensar quais são os objetivos que busca.

  • -
O que você deve aprender dentro de todas as possibilidades que lhe apresentam? Por onde começar? Suponho que muitos dos leitores de Estudo HTML pensarão nessas perguntas ou algo parecido. Este artigo pretende dar um pouco de luz a estas questões através de uma simples pergunta que todos nós devemos pensar: O que é que eu desejo conseguir?

  • -
Porque, dependendo de nossos objetivos, o caminho a seguir pode ser muito variado. Não é o mesmo construir uma página pessoal, que uma web de notícias ou uma de jogos. Os objetivos mudam e com eles também as tecnologias, linguagens ou programas que necessitaremos aprender.

  • -
Outra possibilidade seria uma pessoa que deseja aprender -e nada mais-, para conhecer todas as tecnologias e saber decidir por si mesmo qual é a apropriada para cada caso. Para todos eles queremos oferecer uma solução.


Dar os primeiros passos e realizar uma web muito simples facilmente


  • -
Começaremos por este caso, por ser o mais simples. Realmente, esta motivação é muito válida para começar. Com certeza, quase todos os webmasters de webs de êxito começaram por aqui.

  • -
Certamente, a pessoa que deseja fazer uma web simples, também deseja que as ferramentas necessárias sejam simples de usar e lhe permitam fazer o trabalho rapidamente e sem complicações.

  • -
Para estas pessoas recomendamos o Estudo 1. Este manual explica os conceitos mais básicos que há que saber para se desenvolver na realização de uma web.

  • -
Entendo que a uma pessoa que não deseja complicações, será mais cômodo fazer a página utilizando um editor web, sem ter que vê-las com o código HTML. Ou seja, desenhando uma página como se estivesse em um editor de textos como Word. Sendo assim, é uma escolha, porém não se esqueça que aprender a manejar um programa também tem certa dificuldade.

  • -
Entre os editores que podemos recomendar, existem os mais potentes (porém mais complicados) e mais simples (porém mais simples de manejar).

  • -
Por exemplo, um dos editores mais simples poderia ser o que vem com a Suite Mozilla (é um conjunto de programas para Internet: de correio eletrônico, navegação e também um editor web). Este editor permite as funções mais básicas.

  • -
Frontpage, de Microsoft, também pode ser uma boa opção para principiantes. Um programa que começa a se complicar um pouco com todas as funcionalidades de versões novas.

  • -
Um dos melhores editores disponíveis é Dreamweaver . Sem poucos conhecimentos também se pode usa-lo, embora há que dizer que necessitaremos prática e paciência para tirar o proveito que tem.


Se deseja uma web simples, porém visualmente atrativa

  • -
Talvez desejamos nos complicar um pouquinho, mas com isso conseguir uma página que seja bonita. Se for assim, além de criar a página, que tecnicamente não é muito difícil, você necessitará colocar em prática sua criatividade e também utilizar algum programa ou outro, ou uma linguagem adicional.

  • -
Para começar, você terá que se aprofundar em temas relacionados com o design. Para isso, recomendamos o (Curso prático de webdesign), que relata o mundo do design desde o mais básico ao mais avançado.

Pequenos dinamismos e interatividades

  • -
Seguimos com as páginas básicas, mas pode ser que você deseje incluir algum pequeno efeito ou interatividade em sua página web. Possivelmente, sem entrar ainda em nada sério demais, você deseja que sua página possa ter algum tipo de animação ou resposta ao usuário.

  • -
Para isso seria muito recomendável Flash, que é um programa que permite incorporar todo tipo de conteúdos multimídia na web. Utilizado corretamente, é uma ferramenta que pode deixa sua web bastante vistosa e interativa. Atenção, porque Flash tem que ser utilizado com inteligência: A pesar de poder, não é uma boa idéia abusar do programa e fazer uma web inteira em Flash.

  • -
Se você se animar, sabe ou decidiu aprender a programar, Javascript é uma linguagem que também permite fazer pequenos dinamismos e interatividades, como mudar uma imagem ao passar o mouse por cima, controlar os dados de um formulário, para valida-los ou fazer coisas com eles, mover um texto pela janela do navegador, mudar o conteúdo de uma parte da página web... e um comprimento, etc.

  • -
Javascript é uma grande ferramenta para os desenvolvedores, porém, já possui certa dificuldade. Também é um bom ponto de partida para as pessoas que não sabem programar e desejam aprender com uma linguagem simples. Porém, possivelmente, se tiver pensado em fazer uma web simples, não será muito recomendável por sua complexidade e porque já implica mexer no código da página.

ImagemIr Ao Estudo 20Imagem
Última edição por Streme em 24 jun 2008, 23:12, editado 1 vez no total.
O0oº* Streme*ºo0O

O seu obrigado é a melhor maneira de retribuição.

Responder

Voltar para “Design”