GIF - Graphics Interchange Format

Moderador: Moderador

Responder
Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 37325
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

GIF - Graphics Interchange Format

Mensagem por Barefaced » 06 out 2007, 00:46

GIF - Graphics Interchange Format

Tipo
Mapa de bits (raster)

MIME
Image/gif

Extensão
.gif

Compressão
LZW

Cores
8 bits / 256

Espaço de cor
RGB

Características
Intercalamento (interlacing), dithering, transparência, animação

Desenvolvedor
CompuServe

Lançamento
Maio de 1987

Última versão
89a (Julho de 1989)

Licença
Software proprietário

Programas
Vários

Variantes
PGN, APNG


Lista de formatos de ficheiros gráficos


GIF (Graphics Interchange Format, que se pode traduzir como "formato para intercâmbio de gráficos") é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world wide web, quer para imagens fixas, quer para animações.



Imagem
Imagem GIF com canal de 256 cores. Nota-se perda de qualidade devido ao limitado número de cores.


Pronúncia


"GIF" é em geral pronunciado em português guif, com um g duro que desrespeita as regras da língua, que determinam que um g seguido de i se deve pronunciar como j (ex.: girafa). Curiosamente, os criadores deste formato de ficheiro, na documentação oficial, determinaram que a pronúncia correcta em inglês deveria ser jiff, o que em português soaria a algo como djif, bem mais próximo da pronúncia que a palavra "gif" teria segundo as regras ortográficas do português.


História


O formato foi introduzido em 1987 pela CompuServe a fim de fornecer um formato de imagem a cores para as suas áreas de descarga de ficheiros, em substituição do formato anterior, RLE, que era apenas a preto e branco. O GIF tornou-se popular porque utilizava compressão de dados LZW, mais eficiente que o run-length encoding usado por formatos como o PCX e o MacPaint, o que permitia que imagens relativamente grandes fossem baixadas num tempo razoável, mesmo com modems muito lentos.

A opção de intercalamento (interlacing), que armazena as linhas da imagem fora de ordem de tal modo que permitia que uma imagem parcialmente descarregada fosse reconhecível até certo ponto, também contribuiu para a popularidade do formato GIF, visto que o utilizador podia parar o descarregamento da imagem, se ela não fosse o que pretendia.

Este formato de arquivo actualmente é amplamente utilizado na web por causa do seu tamanho compacto. No entanto, este formato possui uma paleta limitada de cores (256 no máximo), impedindo o seu uso prático na compactação de fotografias. Por causa desta limitação o formato GIF é utilizado para armazenar ícones, pequenas animações ou imagens com áreas extensas de cores chapadas.


GIFs Animados


Um GIF animado é o termo dado às animações formadas por várias imagens GIF compactadas numa só. É utilizado para compactar objectos em jogos electrónicos, para usar como emoticon em mensageiros instantâneos e para enfeitar sites na Internet.

Imagem
GIF animado da rotação terrestre.


Links Externos


Wikipaint.org sistema de animação cooperante on-line que gera Gif animados





Informação de:
Imagem


Compilação & Elaboração
Barefaced
Última edição por Barefaced em 06 out 2007, 00:49, editado 1 vez no total.
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Design”