SCRIPT - Linguagem de Computador Interpretada

Moderador: Moderador

Responder
Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 33278
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

SCRIPT - Linguagem de Computador Interpretada

Mensagem por Barefaced » 15 out 2007, 12:15

SCRIPT - Linguagem de Computador Interpretada


Uma linguagem de computador interpretada (também chamada linguagem de script) são linguagens de programação executadas num interpretador. Por esse motivo, os scripts, que são as instruções formais escritas com as linguagens interpretadas, são diferentes de programas de computador; enquanto programas de computador são convertidos em formatos executáveis binários para serem usados, scripts mantém o seu formato e são interpretados comando a comando de cada vez que são executados.

As linguagens interpretadas foram criadas para simplificar o ciclo tradicional de programação "edição - compilação - ligação - execução". No entanto, nada impede que uma linguagem interpretada seja compilada para código de máquina ou que uma linguagem de programação tradicional seja interpretada sem compilação.

Entre as linguagens interpretadas mais populares, estão Perl, Python, PHP, [url=http://pt.wikipedia.org/wiki/Javascript:zdk90xdc]Javascript[/url] e Tcl.


A grande maioria dos utilizadores, não sabe o que são scripts para o IRC, mas provavelmente, já os utiliza à muito.
Mas o que são scripts? É muito fácil de explicar; os scripts são versões modificadas de programas do IRC. Podem alterar muitos aspectos do programa, desde o display até à quantidade e variedade de informação que pode fornecer ao utilizador.

Ficará ainda com uma melhor ideia se disser, que um theme está para o ambiente de trabalhao no PC, como o script está para o mIRC.

Nos theme's dos nossos PC's podemos alterar o fundo, cores e letras e basicamente é só isto. Ao contrário de um script, podemos alterar toda a estrutura. Para além das cores, sons, e letras, podemos implementar os nossos próprios comandos, como estatísticas, entre muito mais coisas. Depende tudo do grau de conhecimento do autor e da sua originalidade.

Exemplo:
- Ao clicar no botão do lado direito do rato em cima da janela do canal, podemos ver alguns comandos.

Por que é que se utilizam scripts?
Basicamente servem para ir ao encontro das nossas necessidades. Utiliza-se de qualquer maneira, para uma variedade de razões:

Guerra
Protecção
Divertimento


GUERRA

A finalidade dos scripts da guerra (que são proibidos de serem utilizados na maioria dos servidores do IRC da maioria das redes) é a de fazer com que outro utilizador seja desligado do IRC ou de mostrar o poder de outra maneira, tal como a tomada de posse de um canal. Para informação, pode já saber, que se um canal estiver vazio quando entra nesse canal, transformar-se-á automaticamente num operador (um op) no canal. Esta situação é a grande questão da potência no IRC, saber se quem começa por ser um op e em que canal. Os op's anteriores que foram "deopados", por alguma razão, executam determinadas retaliações, tentando tomar posse do canal usando scripts da guerra como vingança.

Os scripts da guerra podem também ser usados para "nukar" um único utilizador.

?  O "flood" é quando alguém lhe envia uma parte de informação, pedindo bastante informação sobre esse utilizador. Feito repetidamente, isto fará com que o servidor pense que está a floodá-lo, e simplesmente será desligado do servidor.


PROTECCÃO

Os scripts de protecção são usados para a protecção contra, outros, scripts de guerra. Geralmente incluém a protecção do "flood" por CTCP, por DCC, de texto... Basicamente, os melhores scripts de protecção tomam conta aproximadamente de todo o tipo de ataques de "flood". Não somente a maioria dos scripts oferece a protecção para o utilizador individual, mas também para os canais. Assim, pode ajustar níveis diferentes de protecção para si e para o canal. Naturalmente, para a protecção do canal, vai necessitar de ser um op para reforçar a protecção (que consiste geralmente kickar ou kick/banir o utilizador ofensivo).

Na maioria dos scripts do IRC (em especial nos de protecção) têm a característica do autoop. Esta ajuda assegura-se de que os outros op's sejam "opados" no seu canal, quando efectua o identify, mesmo quando não está em frente ao computador.


DIVERTIMENTO

As características dos scripts de divertimento, incluem "bater" nas pessoas (com trutas, carpas, bastões e assim por adiante), abraçando, beijando, contando piadas e muitas mais coisas podem ser realizadas.

Poderá não ver muitos scripts de divertimento, apenas são adicionados regularmente com os scripts da protecção. Isso não significa, entretanto, que todos os scripts de protecção venham com as características de divertimento.

Agora que sabe um pouco mais sobre scripts, pederá decidir-se se quer um e de que tipo.


Tipos de scripts


Hoje em dia existe uma variedade bastante boa, de diversos tipos de scripts, com o objectivo principal de estabelecer uma ligação ao IRC.
Uma parte desses mesmos programas já conjugam a função de ligar ao IRC com outros programas incluídos, limitados até certo ponto, mas bastante funcionais como é o caso do eMule.
De muitos desses programas, podemos destacar aqueles que pelas suas qualidades são utilizados pela grande maioria de utilizadores que pretendem realizar algo mais no IRC:

UPP (Ultra Protection Project)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Invision

Imagem
Imagem

CyberScript

Imagem
Imagem


Informação de
Imagem
Imagem
Imagem
CyberScript
UPP (Ultra Protection Project)
Invision



Compilação & Elaboração
Barefaced
Imagem

Responder

Voltar para “Outros - Free Zone”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes