Glossário

Moderador: Moderador

Responder
Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36138
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 01:01

U

UMTS
Comunicações. Iniciais de Universal Mobile Telecommunications System. Terceira geração das redes celulares GSM que permite comunicações de banda larga de velocidades na ordem dos 2 megabits por segundo e alarga as possibilidades de fornecimento de serviços móveis.

Unix
Software. Sistema operativo multiutilizador e multitarefa, desenvolvido originalmente em 1969 por Ken Thompson e Dennis Ritchie nos laboratórios AT&T Bell, nos EUA.Uma das razões da popularidade e flexibilidade do UNIX é o facto ter sido escrito na linguagem C, o que o torna mais fácil de adaptar para correr em diferentes tipos de máquinas. A sua popularidade na Internet advém do facto de, durante anos, esta ter sido baseada fundamentalmente em máquinas que corriam UNIX.

Update
Software. Actualização. Termo muitas vezes usado como sinónimo de upgrade, embora este seja mais dirigido a uma actualização de hardware, enquanto o update é mais aplicado à actualização de software.

Upgrade
Hardware. Actualização. Refere-se habitualmente à actualização de componentes de hardware de um sistema informático, mas é também usado para a actualização de software, sempre que há uma mudança significativa.

URL
Comunicações. Iniciais de Uniform Resource Locator, ou seja, localizador de recursos unificado.Designação do conjunto do endereço de um serviço Internet. É composto por vários elementos. Em primeiro lugar, por um prefixo de serviço para a classe à qual se acede, por exemplo, “http://” para as direcções das páginas web, ou “ftp://” para acesso FTP de transferência de ficheiros. Em segundo lugar, do nome de um servidor, formado pelo nome do servidor e pelo seu domínio, como por exemplo “www.abc-tecnologia.com.pt”;. E, em terceiro lugar, pelo nome do artigo/documento, que se deve completar com a indicação da sua localização exacta dentro do sistema de arquivos (directório) onde se encontra.

User
Comunicações. Software. Utilizador, participante. Toda a pessoa que utiliza um computador, uma aplicação ou um serviço online.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36138
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 01:06

V

VDSL
Comunicações. Iniciais de Very high bitrate asymmetric Digital Subscriber Line. É uma tecnologia de comunicações da família xDSL.

VGA
Hardware. Iniciais de Variable Graphics Array. Norma gráfica criada pela IBM em 1997 nos computadores IBM PS/2 e que pressupõe uma resolução de 640x480 pixéis a 16 cores.Qualquer conjugação de resolução e cores superior a esta é geralmente designada SVGA, ou SuperVGA.

Vídeo on Demand
Software. Comunicações. Literalmente Serviço de vídeo a pedido.Permite o envio de um determinado ficheiro a um cliente de acordo com um pedido individual, distinguindo-se desta forma da transmissão de vídeo (broadcast) que faz emissão simultânea para todos os clientes.

Videoconferência
Hardware. Software. Comunicações. Conversa mantida entre duas ou mais pessoas em tempo real através de redes de comunicações.Pressupõe a troca remota de vídeo e áudio. A sua qualidade depende em grande medida da largura de banda disponível.

Virtual Community
Comunicações. Comunidade virtual. Expressão que descreve as comunidades que só existem nas redes de computadores, mas que são reais.É outra designação de ciberespaço e tema de um livro de Howard Rheingold.

Vírus
Software. Designação retirada do mundo da medicina por analogia e que é dada a um programa que actua no computador e no software de forma similar à de um vírus num organismo vivo.O objectivo de um vírus informático é propagar-se, ou seja, chegar a qualquer tipo de meio de comunicação entre computadores, transportado em ficheiros de programas, e modificá-los, a maioria das vezes criando efeitos negativos. A forma de disseminação dos vírus depende dos objectivos dos seus criadores, mas actualmente o correio electrónico é o método mais utilizado por garantir uma infecção rápida de muitos sistemas.
Um vírus pode ser eliminado com programas antivírus, embora para isto seja importante que estes estejam sempre actualizados.

VLAN
Comunicações. Iniciais de Virtual LAN - Rede local virtual.Apesar de não estarem ligados fisicamente, os utilizadores partilham as comunicações e recursos como se estivessem dentre de uma mesma rede local.

VPN
Comunicações. Software. Iniciais de Virtual Private Network. O mesmo que Rede privada virtual.Rede usada por uma empresa ou um grupo privado para realizar ligações entre zonas diferentes, quer estas sejam de voz ou dados. As VPNs funcionam como linhas dedicadas ao estabelecerem um canal de comunicações privado dentro de uma rede de telecomunicações públicas através da cifra de dados.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36138
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 01:15

W

W-CDMA
Comunicações. Acrónimo de Wideband-CDMA.Uma tecnologia de comunicações móveis de terceira geração que permite obter maior largura de banda na comunicação de dados e voz, garantindo uma gestão mais eficiente do espectro.

W3C
Organização. Acrónimo de World Wide Web Consortium.Uma associação da indústria que foi fundada em 1994 para desenvolver normas comuns para a Internet. Está fisicamente localizada no Laboratório de Ciências Computacionais do MIT.
Endereço Web: http://www.w3.org

WAN
Comunicações. Iniciais de Wide Area Network. Rede de comunicações que cobre uma área de grande dimensão, podendo atingir distâncias entre computadores de vários quilómetros. Pode ligar várias redes locais (LAN) entre si.

WAP
Comunicações. Acrónimo de Wireless Application Protocol. Um protocolo de comunicações que funciona sobre a rede móvel GSM, facilitando o acesso a dados e páginas Internet.Apresentado inicialmente com grande entusiasmo por parte dos operadores e fabricantes, o WAP foi rapidamente considerado um flop por não conseguir reunir um número de utilizadores e recursos que justificassem o investimento. Porém, continua a ser utilizado como base dos portais multimédia que os operadores móveis estão a lançar, funcionando agora sobre a tecnologia GPRS que garante maior rapidez.
Entre as razões para uma lenta adesão ao WAP contam-se a escassa disponibilidade inicial de terminais que suportassem a tecnologia e o elevado preço, mas também a falta de conteúdos atractivos que incentivasse a utilização do serviço.

Wearable computer
Hardware. Designa um computador que pode ser usado preso à roupa ou ao próprio corpo, permitindo o seu transporte e utilização em diversas as situações.Para além das ideias futuristas da criação de um homem biónico, têm vindo a ser desenvolvidas investigações baseadas na possibilidade de aumentar as capacidades humanas através de equipamentos informáticos e existem mesmo produtos comerciais baseados neste conceito.
O MIT tem um departamento dedicado ao desenvolvimento e design de conceitos que possam ser usados em situações de maior portabilidade, onde é possível obter informação diversa sobre este tema.
Endereço web : http://www.media.mit.edu/wearables/

Web
Comunicações. Traduzida à letra significa teia ou rede. Abreviatura de World Wide Web, geralmente designada como Web. É por muitos confundida com a Internet em si já que é actualmente a principal forma de publicação de informação nesta rede.

Web server
Hardware. Software. Servidor de Internet. Designa um equipamento servidor ou a aplicação que gere os conteúdos de um website e o acesso dos utilizadores a páginas web.Os servidores Web funcionam com o protocolo HTTP e TCP/IP, enquanto o software obedece aos padrões HTML para a apresentação de páginas Web. Quando os servidores Web estão disponíveis apenas dentro de uma rede local podem usar os mesmos standards, criando uma Intranet.

Webcast
Software. Comunicações. Transmissão de vídeo ou áudio através da Internet em tempo real.Designa o envio em massa de um determinado programa ou ficheiro para múltiplos utilizadores ao contrário da tecnologia de transmissão de dados one-to-one normalmente usada na Internet.

Wi-Fi
Comunicações. Conjunto de tecnologias de comunicação rádio suportadas nos protocolos 802.11x.A mobilidade garantida pela possibilidade de comunicação sem fios está a tornar esta tecnologia uma das grandes apostas dos fabricantes de informática e também de telecomunicações, que garantem desta forma a comunicação de dados wireless aos seus clientes a velocidades que podem chegar a 54 Mbps.
A tecnologia Wi-Fi pode ser usada para criar uma rede doméstica ou empresarial sem fios, mas as suas características tornam-na também ideal para oferecer acesso à rede em locais onde o número e tipo de utilizadores é variável. Estes pontos de acesso público Wi-Fi são designados Hotspots e normalmente baseiam-se num modelo de negócio suportado por acessos pré-pagos.

Wi-Fi Alliance
Organização. Associação de empresas que visa o desenvolvimento, interoperabilidade e certificação de produtos baseados na tecnologia Wi-Fi.A Aliança foi formada em 1999 e conta actualmente com 194 membros de todo o mundo, tendo certificado desde o ano 2000 perto de 800 produtos.
Endereço Web: http://www.weca.net

Windows
Software. Em tradução à letra significa Janelas. Designa um sistema operativo da Microsoft que é actualmente a base de software da grande maioria dos computadores pessoais usados por utilizadores domésticos e empresariais.A primeira versão do Windows foi comercializada em 1985 e adapta ideias de um interface gráfico de utilizador (GUI) à plataforma PC compatível. Estes princípios estavam já implementados nos computadores Macintosh da Apple.
Até à versão Windows for Workgroups 3.11, lançada em 1993, o Windows era apenas um interface gráfico do sistema operativo DOS. As versões que são verdadeiramente sistemas operativos só surgiram com o Windows NT, o Windows 95 e o Windows CE.
A marca Windows foi mantida pela Microsoft para designar os seus sistemas operativos desde 1985, quer para computadores pessoais (como o Windows 286, 386, Windows 3.0 e 3.11 e ainda Windows 95, 98 e mais recentemente o Millenium Edition e XP), quer para servidores (dos quais são exemplo o Windows NT, 2000 e 2003).
Já em 1996 a empresa alargou o conceito de sistema operativo a equipamentos electrónicos, com o Windows CE. Este sistema operativo embebido ocupa pouco espaço tornando-se ideal para pequenos equipamentos como PDAs, auto rádios inteligentes e outros dispositivos semelhantes.

Windows 95
Software. Sistema operativo criado pela Microsoft e lançado em Agosto de 1995, destinado a computadores pessoais baseados em processadores Intel.O Windows 95 foi o primeiro sistema operativo da Microsoft de 32 bits, apesar de manter alguns sub-sistemas internos de 16 bits por questões de retro-compatibilidade com as aplicações desenvolvidas para versões anteriores. Na linha de produtos Microsoft, o Windows 95 substituiu a conjugação do DOS e do Windows 3.1 nos PC.
O Windows 95 foi substituído pelo Windows 98, lançado no final de 1997.

Windows CE
Software. Sistema operativo criado pela Microsoft em 1996 e destinado ao mercado dos pequenos assistentes pessoais, telemóveis e electrónica de consumo.Apesar de não ser oficial, é comum assumir que “CE” são as iniciais de Consumer Electronics, ou electrónica de consumo. Um significa alternativo seria Compact Edition. Contudo, o CE não é uma versão reduzida do Windows 95 ou do NT, mas sim um sistema operativo concebido de raiz para estes equipamentos.

Windows NT
Software. Sistema operativo de 32 bits criado pela Microsoft e lançado em Maio de 1993.Apesar do nome, não existe uma relação directa com as versões Windows até às versões 3.11 ou com o Windows 95. Trata-se de um sistema operativo criado de raiz e vocacionado para empresas, destinado a estações de trabalho e servidores.

World Wide Web
Comunicações. Designa um serviço da Internet que permite a publicação de conteúdos gráficos e a sua apresentação através de uma aplicação especialmente desenhada para mostrar as páginas escritas segundo o código HTML.Um conjunto de páginas web constitui normalmente um site e este está alojado num servidor web, acessível através de um endereço (URL) HTTP. As ligações entre estas páginas são facilitadas pela utilização de hiperlinks, ou hiperligações, que permitem ao utilizador chegar a uma determinada página através de um simples clique.
O World Wide Web Consortium (W3C) define a WWW como “o universo de informação acessível através da rede, um alargamento do conhecimento humano.

História
A World Wide Web foi criada em 1989 no CERN ”“ European Center for Nuclear Research em Geneva na sequência de um proposta de Tim Berners-Lee, considerado o pai da World Wide Web. A ideia era partilhar informação de pesquisa na área da física nuclear e em 1991 foi criado o primeiro browser. De acordo com a informação histórica disponibilizada pelo World Wide Web Consortium, em 1993 existiam 50 servidores Web e o browser Voila X Windows representava a primeira forma de acesso gráfico à informação na Internet. Nesse mesmo ano Marc Andreessen desenvolveu o Mosaic, o CERN criou uma versão de browser para Macintosh e o National Center for Supercomputing Applications (NCSA) criou o X Windows a partir do Mosaic.
Actualmente a World Wide Web é o centro da actividade Internet.

Worm
Software. Um programa, englobado na categoria de vírus, que se propaga a si mesmo através de um computador ou rede de computadores.Utiliza os recursos do computador para se replicar. Actualmente são uma das mais frequentes ameaças de segurança, difundindo-se especialmente através dos sistemas de correio electrónico.

WYSIWYG
Software. Iniciais da frase em inglês What You See Is What You Get (o que se vê é o que se obtém).Refere-se aos programas ou técnicas normalmente utilizadas em edição electrónica que permitem que os documentos criados no computador sejam impressos exactamente como aparecem exibidos no ecrã.
Última edição por Barefaced em 23 jul 2007, 20:31, editado 1 vez no total.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36138
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 01:22

X

x
Hardware. Medida de desempenho de leitores de CD-ROM, baseada na velocidade de rotação por minuto.Cada “x” representa a taxa de transferência de dados de 150 KB. Assim, 10x refere-se a uma taxa de transferência de dados de 1.500 KB.

X-box
Hardware. Consola de jogos desenvolvida pela Microsoft e que mostra o primeiro passo a empresa no mundo das consolas, até à data dominado pela Nintendo e Sony.A primeira consola foi lançada em Novembro de 2001 nos Estados Unidos mas só chegou à Europa na Primavera do ano seguinte. Já em 2002, um ano depois do início da comercialização da consola, foi inaugurado o serviço de jogos online Xbox Live.
Endereço Web: http://www.xbox.com

X.25
Comunicações. Protocolo de comunicações de rede baseado em comutação por pacotes. Fornece acesso a uma rede pública comutada X.25 com ligação permanente ou contínua à rede.Está vocacionado para baixas de velocidades de transmissão e por vezes suportadas por ligações analógicas.

X.400
Comunicações. Norma definida pela União de Telecomunicações Internacionais (UIT) para sistemas de troca de mensagens.É uma alternativa ao protocolo de email SMTP ”“ Simple Mail Transfer Protocol.

xDSL
Comunicações. Família de tecnologias DSL ”“ Digital Subscriber Line.

Xenix
Software. Uma versão do sistema operativo Unix desenvolvida para computadores baseados em processadores Intel com terminais não inteligentes.Este sistema operativo multiutilizador foi desenvolvido pela Microsoft e licenciado à SCO.

Xeon
Hardware. Nome atribuído pela Intel aos processadores de topo de gama dirigidos ao mercado de servidores e estações de trabalho.O primeiro Xeon foi lançado em 1998, combinado a designação Pentium II e Pentium III com o Xeon, mas a Intel acabou por abandonar este nome com o Pentium 4. No primeiro semestre de 2003 a Intel iniciou a comercialização de processadores Xeon a velocidades de relógio até 3,06 GHz e lançou também uma versão destinada a servidores de gama baixa designada Xeon MP.
Endereço Web: http://www.intel.com/xeon

Xerox
Empresa. Xerox Corporation. Fabricante de máquinas fotocopiadoras, impressoras e sistemas de gestão de documentos.Foi criada em 1906 com o nome de Haloid Company para fabricar papel fotográfico. Em 1947 adquiriu uma licença para produzir copiadoras de xerográficas, de onde em 1958 alterou o seu nome para Haloid Xerox e em 1961 para Xerox Corporation. O sucesso das suas máquinas de cópias foi tal que no Brasil se usa o termo “uma Xerox” e não “uma fotocópia”.
A criação em 1970 do Palo Alto Research Center (PALO) teve uma importância decisiva no desenvolvimento da indústria informática. Foi daqui que saiu a primeira estação de trabalho com interface gráfico, o rato e o protocolo de comunicações Ethernet.
Endereço Web: http://www.xerox.com

XGA
Hardware. Iniciais de eXtended Graphics Array. Norma gráfica criada pela IBM em 1990 e que pressupõe uma resolução entrelaçada de 1024x768 pixéis a 256 cores em modo gráfico e 132 colunas em modo texto.Mais tarde, foi introduzida a norma XGA-2, com resolução não-entrelaçada de 1024x768 pixéis e 64 mil cores.

XML
Software. Iniciais de eXtensible Markup Language. Designa um formato de documento para a web mais flexível do que o HTML, permitindo documentos mais ricos, funcionais e com elementos de interactividade.
Criado por uma recomendação formal do World Wide Web Consortium (W3C), o XML usa os mesmos princípios da linguagem HTML e do uso de determinadas marcas para descrever as páginas Web. A forma como está estruturada esta linguagem permite a uma aplicação enviar um agente inteligente a diferentes sites recolhendo informação que está “arrumada” da mesma forma.

Xmodem
Comunicações. Um protocolo de transferência de ficheiros normalmente usado em comunicações assíncronas, por modem, em blocos de 128 bytes.

XP
Software. Abreviatura de Windows XP.

XT
Hardware. Acrónimo de eXtended Technology. Designação atribuída ao primeiro IBM PC com disco rígido, comercializado em 1983.Usava um processador 8088 mas integrava já uma memória RAM de 128 KB e um disco de 10 MB.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36138
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 01:25

Y

Y2K
Hardware. Software. Abreviatura anglo-saxónica para ano 2000: "Y" refere-se a ano (Year) e 2K é uma abreviatura de 2000 (sendo o K o multiplicador x1000).Usa-se isoladamente ou como referência ao "problema do ano 2000".

Yahoo!
Empresa. Empresa norte-americana criada em 1994 por David Filo e Jerry Yang e que foi um dos primeiros directórios de pesquisa da Internet.O Yahoo! evoluiu entretanto para um portal de serviços diversificado em que o directório é apenas um dos componentes.
É actualmente uma das empresas mais poderosas da Internet, tendo aglomerado à volta do portal de pesquisa uma série de serviços, como comércio electrónico, portais para empresas, portal de notícias e encontros amorosos, etc. Detém ainda uma série de serviços de comunicação, como email e Instant Messaging, tendo iniciado em 2002 um processo de cobrança por conteúdos que tem mostrado ser um dos mais sucedidos na Internet.
Endereço Web: http://www.yahoo.com

Yahooligans!
Internet. Portal do Yahoo! Para os mais novos. Parte do directório básico do portal mas todos os sites recomendados foram revistos por editores de forma a não serem listados conteúdos para adultos.

Ymodem
Comunicações. Melhoria do protocolo de transferência de dados Xmodem, que adiciona a capacidade de processamento "batch", sendo possível o envio de múltiplos ficheiros em simultâneo.É mais rápido do que o Xmodem e tem a capacidade de enviar o nome do ficheiro antes dos dados propriamente ditos. Uma variante, Ymodem-G, transmite dados ignorando a presença de canais de comunicação sem erros; contudo, é capaz de cancelar a transmissão quando um erro é detectado.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36138
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 01:29

Z

z/OS
Software. Sistema operativo da IBM para os servidores zSeries. O z/OS é uma versão melhorada do OS/390.

Zine
Internet. O mesmo que ezine.

Zip
Software. Hardware. Extensão associada a ficheiros comprimidos com o utilitário PkZip ou similar, como o WinZip.O termo generalizou-se para definir qualquer ficheiro comprimido: é normal a referência a “ficheiros zipados” (ficheiros comprimidos) ou “deszipados” (descomprimidos).
Designa também o tipo de discos e respectivas unidades de leitura criadas pela empresa Iomega, com capacidades muito superiores às das disquetes.

Zmodem
Comunicações. Melhoria do protocolo de transferência de dados Xmodem que permite a transferência de ficheiros de maiores dimensões e com menos erros.Ao contrário do Xmodem, permite a retoma a partir do ponto de interrupção, quando as transferências são quebradas por problemas de comunicações.

zSeries
Hardware. Uma família de servidores mainframe da IBM lançada em 2000. Utiliza a z/Architecture, desenvolvida a partir da arquitectura ESA/390.Os primeiros modelos zSeries foram a linha 900, seguida pela linha zSeries 800. Mais informação no website da IBM em http://www-1.ibm.com/servers/eserver/zseries/
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36138
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 01:40

Números / Símbolos

@ (At)
Internet. At ou A de arroba. Símbolo usado para identificar na Internet uma localização de uma caixa de correio electrónico.No endereço "geral@abc-tecnologia.com.pt" é indicado que o geral é o nome de uma caixa de correio associada ao domínio web abc-tecnologia.com.pt, alojado num servidor de email.

802.11
Telecomunicações. Família de normas definidas pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) introduzidas em 1997 e que dizem respeito à tecnologia de comunicações sem fios também conhecida por Wi-Fi.Existem diferentes especificações com funcionalidades e velocidades de comunicação diferentes, nomeadamente o 802.11a, o 802.11b, e o 802.11g, ainda em processo de definição.
A norma 802.11a é actualmente pouco utilizada pelos fabricantes de equipamentos que suportam as comunicações Wi-Fi. Esta funciona na frequência 5GHz e foi preterida em relação à 802.11b que permite velocidades de transmissão mais elevadas, rondando os 11 Mbps. A especificação 802.11g está ainda à espera da aprovação final e deverá assegurar uma velocidade de 54 Mbps.
Mais informação pode ser obtida no site da Wi-Fi Alliance.

404 error
Internet. Erro 404. Mensagem de erro mais habitual num browser. Acontece quando não é possível localizar o endereço ou a página Web pedidos. O erro poderá estar num link mal feito, ou num endereço web (URL) mal escrito.

3GPP
Telecomunicações. Acrónimo para 3rd Generation Partnership Project. É a organização que tem reunido esforços para desenvolver as especificações técnicas da terceira geração móvel, o IMT-2000.
Endereço web: http://www.3gpp.org

3G
Telecomunicações. Referente à terceira geração de comunicações móveis. Designa a tecnologia global IMT-2000, da qual o UMTS é apenas uma das versões.

3D
Hardware. Software. Abreviatura de tridimensional. Em três dimensões. Em computadores, 3D descreve uma imagem que fornece a percepção de profundidade.Quando as imagens 3D são tornadas interactivas de modo a que os utilizadores se possam sentir envolvidos pelo cenário, a experiência é denominada de realidade virtual. Para que um browser da Web visualize e interaja com imagens tridimensionais é necessário um visualizador especial plug-in.

2,5G
Telecomunicações. Refere-se à chamada segunda geração e meia nas comunicações móveis, que designa normalmente o GPRS e EDGE, tecnologias que funcionam sobre o GSM e o CDMA, garantindo maior velocidade de comunicação de dados e o alargamento de funcionalidades, mas não implicando uma substituição completa de infra-estruturas.

2G
Telecomunicações. Referente à segunda geração das comunicações móveis, baseada nos protocolos GSM e CDMA.

2D
Hardware. Software. Bi-dimensional. Referente a objectos que estão construídos em modelos referenciais de duas dimensões.

100BaseT
Comunicações. Também conhecido por Fast Ethernet é a versão de suporta velocidades de transmissão de dados de 100 Mbps neste protocolo de rede.

10/100
Comunicações. Designa protocolos de comunicação Ethernet. Estas placas de rede Ethernet 10/100 suportam os protocolos 10BaseT (10 Mbps) e 100BaseT (100 Mbps), funcionando nos dois tipos de redes.


Compilação e informação de:
Casa dos Bits
Imagem

Responder

Voltar para “Outros - Free Zone”