Glossário

Moderador: Moderador

Responder
Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 20 jul 2007, 23:35

A

A/UX
Software. Versão da Apple do sistema operative UNIX para Macintosh. Este sistema é baseado no Unix System V da AT&T e actualmente já não é suportado pela empresa.

Accenture
Empresa. É actualmente uma das maiores companhias de consultadoria do mundo na área dos sistemas de informação.Foi criada em 2000 com a mudança de designação da Andersen Consulting, uma exigência imposta pelo processo de separação da casa-mãe Arthur Andersen nesse mesmo ano. O endereço web é http://www.accenture.com.

Access Provider
Comunicações. Fornecedor de Acesso. Designa uma organização que fornece um serviço de acesso à Internet ou a outras redes de comunicações.Internacionalmente estas entidades são designadas pelo nome de ISP - Internet Service Providers. Em Portugal existem diversos ISPs que vendem serviços de acesso à Internet para particulares e empresas, quer através de dial-up ou banda larga.

Account
Comunicações. Conta, literalmente. Trata-se normalmente de um registo de utilizador que identifica a sua autorização para acesso a uma determinada rede.Este registo é utilizado com objectivos de identificação dos utilizadores mas também para a fins administrativos, como a facturação, e de segurança. No caso de uma ligação à Internet, é na conta do utilizador que são igualmente contabilizados os acessos para posterior cobrança de custos, em dial-up, ou de taxas sobre o limite de tráfego estabelecido, em alguns serviços de banda larga.

Acesso dedicado
Comunicações. O mesmo que linha dedicada, ou circuito dedicado. Uma linha de comunicações usada para transmitir dados, sendo caracterizada pela ligação permanente entre dois pontos, o que garante maior privacidade nas comunicações. É usado normalmente por entidades que tenham necessidades específicas a nível de segurança ou de movimentação de grandes quantidades de dados.

Acrobat
Software. Programa de publicação de documentos criado pela empresa norte-americana Adobe que permite gerar, ler e imprimir ficheiros em formato PDF (Portable Document Format). Este programa possibilita a conversão para este formato mantendo a informação original, incluindo as imagens, o posicionamento na página e os tipos de caracteres (fontes).
O Acrobat assegura ainda impressão dos ficheiros em qualquer impressora e a partir de qualquer sistema operativo, tal como foram originalmente concebidos. Para se poder visualizar um documento Acrobat é necessário o Acrobat Reader, um software cujo download pode ser efectuado gratuitamente e que pode ser utilizado como um leitor independente ou como plug-in de um browser da Web.

Active Server Page (ASP)
Software. Uma página de HTML que contém um ou mais scripts de código - pequenos programas "embedded" - VB Script ou Jscript que são processados num servidor Web da Microsoft antes da página ser enviada ao utilizador.Este formato passou a ser incluido no Internet Information Server (IIS) da produtora de software a partir da versão 3.0, embora possa ser visualizado em quase todos os browsers. Quando o servidor ISS encontra uma página Active Server pedida pelo browser executa um programa colocado numa memória não volátil. As Active Server Page são a alternativa da Microsoft a scripts CGI, o que permite que as páginas Web interajam com bases de dados e outros programas. As Active Server Pages usam o sufixo .ASP.

Ada
Software. Linguagem de programação de alto nível em alguns aspectos semelhante ao Pascal elaborada por J. Ichbiach e adoptada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos como padrão em 1979.O seu nome foi uma homenagem a Augusta Ada Byron (1815-1852), condessa de Lovelace, filha de Lord Byron e considerada como a primeira programadora de computadores da História, que ajudou Charles Babbage a conceber um método para correr programas no seu Analytical Engine mecânico. Esta linguagem destinou-se originalmente à programação em tempo real de sistemas "embedded".

Adaptador AC
Hardware. O mesmo que adaptador de corrente. É um transformador que converte a corrente eléctrica na tensão necessária para o funcionamento do computador.Estes adaptadores têm de ser usados consoante a rede eléctrica de cada país, já que as voltagens diferem.

Add-In
Software. Termo empregue para designar todo o programa que pode ser acrescentado a outro. Ao contrário do Add-on, um termo para uma unidade de expansão de hardware, esta funcionalidade acrescida passa a ficar incluída no programa original.Um Add-in permite que a nova funcionalidade possa ser acedida através dos próprios comandos e/ou menus de um programa.
O conceito é semelhante a Plug-in, um nome criado pela Netscape para aplicações que podem ser activadas dentro de uma janela do browser desta companhia.

Add-on
Software. Tanto designa uma unidade de hardware que pode ser acrescentada a um computador para aumentar as suas capacidades como um programa utilitário que melhora um programa primário.Neste último contexto, diferencia-se do Add-in pelo facto de estas funcionalidades acrescidas não serem incluídas no programa original e de consistirem normalmente numa pequena aplicação que fica disponível junto à primeira através de uma caixa de diálogo, ícone ou linha de comandos. Ver Plug-in.

Address
Comunicações. Endereço. No contexto das redes de computadores, incluindo a Internet, a função do endereço é exactamente a mesma que o endereço de uma carta postal, isto é, identificar um componente da rede ou o remetente e destinatário da mensagem.No caso da Internet podem existir diversos tipos de endereços: de computadores, de correio electrónico (de pessoas ou empresas), de sites na Web, de documentos na Internet, etc.

Address book
Software e Comunicações. Agenda. Base de dados integrada na maioria das aplicações de gestão de correio electrónico e que serve para guardar endereços de correio electrónico para os poder utilizar mais tarde.É comum estas agendas incluirem a possibilidade de empregar um alias, ou seja, de atribuir um nome fácil de memorizar a um endereço complicado.

Adobe
Empresa. Empresa norte-americana fundada em 1982 por John Warnock e Charles Geschke. É especializada em software gráfico e de edição.A Adobe ajudou a impulsionar o mercado de edição com as suas fontes e caracteres. Inicialmente concebidas para os computadores Macintosh, as suas fontes Post Script tornaram-se um padrão entre os departamentos gráficos e de serviços de impressão. O Acrobat, Adobe Photoshop e Type Manager são os mais conhecidos produtos de software desta companhia. Veja também os termos PDF, EPS e PageMaker.
Endereço web: http://www.adobe.com.

ADPCM
Hardware. Iniciais de Adaptative Differencial Pulse Code Modulation. Técnica que converte som analógico em informação digital e vice-versa ao efectuar cortes frequentes do som e exprimindo o valor da modulação desse som em termos binários (conjunto de zeros e uns).É utilizada para enviar som em linhas de fibra óptica de longa distância, bem como para guardar som junto com texto, imagens, código e CD-ROMs. Ocupa menos espaço do que o PCM (Pulse Code Modulation), sendo empregue nos formatos AIFF e WAV.

ADSL
Comunicações. Iniciais de Asymmetric Digital Subscriber Line. É uma tecnologia da família DSL (Digital Subscriber Line) mais adequada à comunicação de dados.O facto de ser assimétrica torna o ADSL mais adequado para navegação na Internet já que tem velocidade diferentes de transmissão para upload e download da informação, podendo chegar teoricamente aos 8 Mbits por segundo embora não exista nenhum serviço comercial que garanta esta velocidade.

AGP
Hardware. Iniciais de Accelerated Graphics Port. Especificação de interface criada pela Intel que permite que gráficos 3D sejam exibidos mais rapidamente em computadores pessoais comuns.É especialmente útil em jogos, vídeo tridimensional e programas sofisticados de gráficos científicos e de engenharia. Fornece uma ligação directa de alta velocidade entre a placa e a memória do PC. Utiliza um bus de 32 bits e 66 MHz. O AGP tanto pode estar presente de forma directa na placa-mãe como ser acessível do exterior para ligação de placas de vídeo separadas. É uma alternativa mais rápida do que o PCI (Peripheral Component Interconnect). Mais informações podem ser encontradas no site do AGP Forum.

Alias
Software. Palavra ou conjunto de caracteres de fácil memorização que substitui caminhos de dados ou endereços de correio electrónico, entre outros.Nos interfaces gráficos dos sistemas operativos modernos, usam-se alias para facilitar o acesso a comandos, ficheiros, directórios, caminhos de dados, entre outros: no MacOS designam-se por "alegorias", no OS/2 tomam o nome de "sombras" e no Windows aparecem sob a forma de "atalhos" (shortcuts) .
Os sistemas Unix também suportam alias mas designam-os como "links" ou "links" simbólicos. No correio electrónico usam-se alias de nomes simples para reendereçar o email.

ALICE
Software. Iniciais de Artificial LInguistic Computer Entity. Um chat bot desenvolvido por Richard Wallace.É um programa open-source escrito em Java que pode ser modificado usando a linguagem AIML (Al Markup Language). A ALICE foi lançada em 1995 e pode encontrar mais referências no site http://www.alicebot.org

Alpha
Hardware. Uma família de processadores RISC de 64 bits desenvolvida originalmente pela Digital e lançada em 1992.Depois da aquisição da Digital pela Compaq, esta tecnologia passaria a fazer parte da oferta da segunda empresa, sendo mais tarde (em 2001) a propriedade intelectual ligada ao Alpha vendida à Intel.

Alt
Comunicações. Abreviatura de Alternativo. No contexto da Internet, trata-se do prefixo para determinado tipo de grupos de notícias ou newsgroups alternativos da Usenet, onde são habitualmente tratados temas controversos ou muitos especializados.Tal como outros grupos de discussão, cada newsgroup "alt." encontra-se organizado numa hierarquia de quadros de discussão por tópicos que o utilizador pode ler ou contribuir, enviando as suas mensagens. Trata-se de um dos principais prefixos de newsgroups; outros consistem no "news.", "rec." (recreação), "comp." e "soc.". Actualmente, a forma mais fácil de aceder aos newsgroups é através do site do motor de pesquisa Google.

Altair 8800
Hardware. Provavelmente, o primeiro computador pessoal digno desse nome. Originalmente comercializado em 1975 pela empresa Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS) através de um kit para montar.Foi para o Altair 8800 (equipado com um processador Intel 8080, percursor do 8088 que seria usado em 1981 no IBM-PC original) que Bill Gates e Paul Allen criaram o primeiro programa da Microsoft: um interpretador de BASIC chamado MBASIC. O Altair 8800 está exposto no Computer Museum of América.

AltaVista
Software. Foi o primeiro motor de busca a indexar palavras em páginas web, transformando o conceito de pesquisa na Internet.Foi desenvolvido nos laboratórios da Digital em Palo Alto ainda em 1995. Com base na tecnologia de busca a empresa desenvolveu aplicações para redes empresariais e Intranets. Em Fevereiro de 2003 o AltaVista foi comprada pelo motor de busca Overture.

Amazon
Empresa. Fundada em 1995 por Jezz Bezos, a Amazon.com é actualmente o maior site comercial da Internet.Começou por vender livros mas actualmente comercializa diversos produtos, de CDs e Vídeos a equipamentos electrónicos e brinquedos. É conhecida como um case study de sucesso no desenvolvimento do comércio electrónico.
Endereço web: http://www.amazon.com.

AMD
Empresa. AMD corresponde às iniciais de Advanced Micro Devices, empresa de semicondutores fundada em 1969 (apenas um ano depois da Intel) por Jerry Sanders.Até meados dos anos 90, a empresa tornou-se conhecida por ser uma segunda fonte de processadores Intel (especialmente os modelos 80286, 80386 e 80486).
No final da década surgiu com projectos próprios alternativos a modelos equivalentes da Intel, como o K6, K6-2, K6-III e Athlon.
Endereço web: http://www.amd.com.

Amdahl
Empresa. Fabricante de mainframes fundada em 1970 por Gene Amdahl, que saiu da IBM depois de desenvolver a arquitectura do System 360.Não foi a primeira empresa a fabricar mainframes compatíveis com a IBM, mas conseguiu sucesso comercial, juntando a estes equipamentos a comercialização de servidores e a consultadoria e desenvolvimento de software. Em 1997 tornou-se uma subsidiária da Fujitsu.
Endereço web: http://www.amdahl.com.

Amiga
Hardware. Uma série de computadores pessoais desenvolvida em 1985 pela Commodore. O primeiro equipamento comercializado foi o A1000, com 256 KB de RAM e um processador de 7 MHz.Estes computadores adquiriram reputação devido aos seus gráficos avançados e eram considerados os melhores equipamentos multimédia da época.
Depois da falência da Commodore em 1994, a marca foi adquirida pela empresa alemã Escom AG que lançou a Amiga Technologies. Esta empresa foi por sua vez adquirida em 1997 pela Gateway 2000 que mudou o nome para Amiga International. A empresa ainda mantéem o nome embora desde 1999 tenha sido adquirida por privados.
Endereço web: http://www.amiga.com.

Analógico
Uma representação de um objecto que se assemelha ao original. O termo provém da representação matemática formal baseada no modelo da realidade. É usado frequentemente em oposição ao termo digital.Tradicionalmente as telecomunicações eram analógicas, assim como o áudio, o vídeo e a fotografia. As imagens e os sons eram gravados de forma directa nos suportes, enquanto nos sistemas digitais é feita uma selecção de partes da imagem e ou do som que por sua vez são gravados em formato digital, isto é, transformados em números.

Anonimyzer
Software. Um serviço que permite a navegação anónima na Internet de forma a assegurar a privacidade do internauta.O serviço é gerido pela Infonex Internet, Inc e está disponível uma modalidade gratuita, mas mais limitada em termos de funcionalidades, e outra paga. O objectivo é que os utilizadores possam escapar aos sistemas de detecção de hábitos de compras dos sites comerciais ou mesmo às aplicações de registo de hábitos de navegação mantidos por empresas e serviços Internet, mas o Anonymizer tem também sido usado em países que limitam a liberdade de navegação na Internet aos seus cidadãos, como a China.
Endereço web: http://www.anonymizer.com/.

Antivirus
Software. Aplicação que detecta e bloqueia vírus informáticos. Existem diferentes empresas que se especializaram na segurança de ambientes informáticos, desenvolvendo aplicações destinadas aos utilizadores pessoais e/ou empresariais.Estas aplicações podem ser também específicas para alguns sistemas operativos ou mesmo programas, como os gestores de correio electrónico. A nova geração de programas antivirus para a Internet é capaz de detectar vírus antes de o programa infectado ser escrito no disco do computador, analisando ficheiros em servidores remotos antes de ser realizado o seu download.

AOL
Empresa. America Online, actualmente AOL Time Warner. Gere um dos principais serviços mundiais de informação e acesso à Internet.Foi fundada e 1985 com o nome Quantum Computer Services que acabaria por mudar em 1989 para America Online. Já em 1999 a empresa comprou a Netscape, adoptando este browser como base do seu serviço. Já em 2001, a AOL e a Time Warner completaram um difícil processo de fusão, tornando-se o maior conglomerado de entretenimento e informação do mundo.
Considerado adequado aos novatos na tecnologia Web, o serviço AOL combina a navegação em sites controlados com a gestão do correio electrónico, chat e aplicações de instant messaging. O seu sucesso inicial deveu-se sobretudo a campanhas de marketing massivas em que era distribuída numa disquete a aplicação que os utilizadores instalavam no seu computador.

Aplicação
Software. Programa que permite ao utilizar realizar uma determinada tarefa ou conjunto de tarefas.

Apple
Empresa. Fabricante de computadores pessoais alternativos ao PC compatível e à conjugação predominante WinTel (Windows e Intel).Foi fundada em 1976 numa garagem por Steve Wozniak e Steve Jobs e criou em 1977 o primeiro computador pessoal verdadeiramente prático, o Apple II. Para além do hardware a empresa desenvolveu o sistema operativo Macintosh, com um interface gráfico que na altura superava em funcionalidade e facilidade de utilização o sistema das máquinas PC compatível, o DOS.
Funcionando como uma alternativa e criando uma comunidade de utilizadores que defende acerrimamente a utilização dos sistemas operativos Mac, a Apple optou em 1994 por licenciar o sistema a outras empresas de forma a possibilitar a criação de uma indústria de clones Mac, mas alguns anos depois esses projectos foram abandonados, assistindo-se a um período de algum descrédito na empresa.
Porém, desde 1997 a liderança de Steve Jobs, que havia abandonado a empresa para desenvolver outros projectos, entre os quais o emblemático NeXT Computer, trouxe alguma renovação à Apple, apostando na comercialização de máquinas com design inovador e novas capacidades tecnológicas que voltaram a colocar a Apple na primeira linha da inovação. Exemplo desta renovação não os iMac, a linha de computadores pessoais de maior sucesso da empresa.
Endereço web : http://www.apple.com

ARPU
Negócios. Acrónimo de Average Revenue per User. Receita média por utilizador. Designa uma forma de cálculo utilizada pelos operadores de comunicações para a média de gastos mensais dos clientes nos serviços prestados.

Assinante
Comunicações. Pessoa singular ou colectiva envolvida num contrato com um prestador de serviços para o acesso e utilização dos mesmos.

Assíncrono
Comunicações. Operação que se desenrola de forma independente de qualquer mecanismo de sincronização em tempo ou comunicação que se processa em modelos de transferência de dados distintos para o upload e download, como o ADSL.Os modems funcionam normalmente transferindo dados entre si de forma “assíncrona”, uma vez que dependem deles próprios para enviarem e receberem sinais que lhes permitem transferir os dados.

AT
Hardware. Acrónimo de Advanced Technology.Durante o final dos anos 80 e inícios dos anos 90, o termo genérico AT designou um PC equipado com processador Intel 286 ou superior. As iniciais foram usadas pela primeira vez pela IBM no seu PC-AT, em 1984.

Avatar
Internet. Uma imagem seleccionada para representar de forma imaginativa uma pessoa num chat 3D. Exige a utilização de um plug-in VRML. O termo provém de uma palavra de Sânscrito que significa a encarnação de um deus.
Última edição por Barefaced em 30 nov 2007, 02:15, editado 1 vez no total.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 20 jul 2007, 23:42

B

B2B
Negócios. Contracção da expressão inglesa Business to Business ("to" é substituído pelo algarismo "2", com o mesmo valor fonético).Na Internet designa os sites cujo objectivo é providenciar plataformas de comércio electrónico entre empresas.

B2C
Negócios. Contracção da expressão inglesa Business to Consumer ("to" é substituído pelo algarismo "2", com o mesmo valor fonético).Na Internet designa os sites cujo objectivo é providenciar plataformas de comércio electrónico entre as empresas e o consumidor final.

Backup
Software. Hardware. Termo usado para designar cópias de segurança de documentos, ficheiros ou programas.Pode ser usado no contexto do software usado para realizar a tarefa (software de backup) ou como referência directa às cópias realizadas (cópia de backup ou simplesmente backups). Pode ser igualmente usado no contexto de equipamento de hardware que permita redundância, como no caso das fontes de alimentação (backup power supply), ou mesmo discos rígidos (backup disk).

Banner
Software. Comunicações. Imagem, geralmente de forma rectangular, que se insere numa página Web e que pretende chamar a atenção do leitor com uma mensagem que pode ter um carácter publicitário.

Bit
Hardware. Software. Contracção de BInary DigiT, ou dígito binário. O mais pequeno elemento capaz de ser armazenado num sistema de memória de um computador, ou transmitido numa ligação de telecomunicações.Os bits são organizados em elementos mais complexos sendo os mais comuns os bytes, ou grupos de oito bits.

Blog
Internet. O mesmo que Weblog. Designa um diário mantido na Internet através de sistemas de publicação fáceis de utilizar.Os Weblogs popularizaram-se nos últimos anos, criando sites pessoais que se tornaram verdadeiras referências de opinião e informação na Internet.

Bookmark
Internet. Marcação de uma página. Termo usado na Internet para designar a possibilidade de se guardar um endereço de uma página que depois é facilmente acessível sem precisar de escrever o link.

Bps
Comunicações. Bits por segundo. Medida de velocidade da transmissão de dados numa rede de comunicações.

Bug
Software. Hardware. Comunicações. Erro. Erro no hardware ou no software que pode ou não impedir a execução de um programa, prejudicar o rendimento do mesmo, não permitir a realização de determinadas tarefas ou complicar no seu normal funcionamento.

Byte
Hardware. Software. Conjunto de oito bits. Um byte pode também ser referido como um caracter, uma vez que qualquer letra ou algarismo pode ser representado por um byte.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 20 jul 2007, 23:50

C

Cabo
Hardware. Comunicações. O cabo é o suporte físico de transmissão de dados, formado por um conjunto de vários fios metálicos, normalmente cabo coaxial ou de fibras ópticas, envolvido numa camada protectora.Os serviços prestados através desta infra-estrutura referem-se habitualmente à transmissão de sinal de televisão mas também de acesso a redes de dados, como a Internet, e ainda de comunicação de voz.

CD-R
Hardware. Variação da tecnologia CD-ROM em que é possível gravar o disco, mas apenas uma vez. O “R” refere-se ao termo inglês “recordable” (gravável) e não a “regravável”.

CD-ROM
Hardware. Iniciais de Compact Disc ”“ Read-Only Memory. Variação do disco compacto para armazenamento de dados. Este formato foi criado em 1985 e tornou-se o meio mais utilizado para distribuir informação em grandes volumes.Gradualmente as empresas de software deixaram de distribuir disquetes nos seus pacotes aplicacionais, substituindo-as por CD-ROM e o leitor de CD-ROM é actualmente um componente indispensável em qualquer computador pessoal. Os CD-ROM são capazes de armazenar cerca de 640 MB de informação.

CDMA
Telecomunicações. Iniciais de Code Division Multiple Access. É um método de transmissão simultânea de dados digitais através de tecnologia rádio.Este protocolo de comunicações móveis é utilizado em muitos países, nomeadamente nos Estados Unidos, como alternativa ao GSM.

Chat
Comunicação. À letra, conversa. Numa rede informática, designa qualquer sistema que permita a comunicação em tempo real entre dois ou mais utilizadores através de mensagens escritas no teclado.O que é escrito por um dos participantes aparece simultaneamente no ecrã do(s) outro(s). A implementação mais conhecida deste sistema na Internet é o IRC, um dos programas gratuitos mais utilizado na Internet.

Chip
Hardware. Circuito integrado. O termo designa tanto circuitos relativamente simples, como memórias, até microprocessadores.

Cibercafé
Café com acesso à Internet. Estabelecimento comercial do ramo hoteleiro (café, restaurante, bar...) onde os clientes podem aceder à Internet em computadores preparados para o efeito.

Ciberespaço
Internet. Palavra criada por William Gibson no seu romance "Neuromancer" (1984) para designar um mundo colectivo de uma rede informática. Hoje em dia utiliza-se para designar as redes de computadores interligadas que dão lugar a um espaço “virtual”.

Circuito Impresso
Hardware. A base sobre a qual a maioria dos aparelhos electrónicos, incluindo os computadores, é feita.Trata-se de uma placa de material electricamente isolante, normalmente de matéria plástica ou fibra de vidro, sobre a qual são montados os componentes electrónicos que constituem o dispositivo em causa. Esses componentes são ligados electricamente através de um circuito de finas películas de material condutor (normalmente cobre), impressos sobre o isolador ”“ daí o nome de circuito “impresso”. O mesmo que PCB.

Compressão de dados
Software. Comunicações. Técnica que permite reduzir o tamanho de um ficheiro de dados, com ou sem alteração da informação original.Pode ser incorporada no próprio hardware, como é o caso dos dispositivos de comunicações (modems, placas RDIS...), a fim de minimizar o tempo de transmissão de dados.
No caso da compressão para armazenamento, o formato mais popular na plataforma PC é o .zip, criado pela empresa norte-americana PKWare. Em todos estes casos, a informação comprimida pode ser descomprimida para reaver o ficheiro no seu formato original.

Computador
Hardware. Máquina programável que processa dados de acordo com um conjunto de instruções. Estas instruções poderão ser introduzidas no momento e/ou armazenadas na memória do computador de forma temporária ou permanente.O computador e todo o equipamento físico a ele ligado são designados hardware. As instruções destinadas a levar o computador a realizar uma determinada tarefa são designadas software.

Computador pessoal
Hardware. Computador destinado a uma utilização pessoal, quer nas empresas, quer em casa. Neste último caso, é comum utilizar-se o termo “Computador doméstico”.O termo foi usado pela primeira vez em 1976, pela revista Byte e estabelece a diferença entre sistemas computacionais empresariais, em termos de servidores e mainframes. Muitas vezes os computadores usados nas empresas em determinadas funções são também designados de estações de trabalho.

Cookie
Internet. Pequeno ficheiro (normalmente do tipo ASCII) escrito no disco rígido do utilizador a partir de uma página web.Os cookies são úteis para quando o utilizador pretende usar uma versão personalizada de um determinado site, ou quando regressa a uma loja de comércio electrónico. Neste caso, o cookie é usado para evitar que o utilizador tenha de repetir processos de inscrição e/ou indicação de dados pessoais. No entanto, como a utilização de cookies levanta questões relacionadas com privacidade, todos os principais browsers permitem que seja desligada a sua aceitação automática.

Correio electrónico
Software. Diz-se das mensagens textuais ou outros ficheiros trocados entre computadores através de uma rede de comunicações.Apesar da banalização do correio electrónico ter acontecido no contexto da Internet, o termo designa igualmente as mensagens trocadas entre os postos de trabalho numa rede local, os terminais de um sistema multi-utilizador ou outros similares. Usa-se também o termo inglês email (ou e-mail).
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 20 jul 2007, 23:54

D

Data Compression
Software. Comunicações. O mesmo que compressão de dados.

Default
Hardware. Software. Termo que designa uma funcionalidade existente “por omissão”, isto porque se refere a uma definição assumida pelo hardware e software sem intervenção do utilizador.Por exemplo: a instalação de um programa assumindo os seus valores por “default” pressupõe que o utilizador não intervirá de forma a personalizar essa mesma instalação, actuando assim “por omissão”.

Delete
Software. Do inglês “to delete”, apagar. Apagar dados, um ficheiro ou uma comunicação de um suporte de memória, volátil ou não.

Dial up
Comunicações. Marcação. Tipo de ligação a uma rede informática que usa a rede telefónica pública em vez de um outro tipo de ligação privada e/ou permanente, como o cabo ou o ADSL.Trata-se de tipo de ligação mais comum para acesso doméstico à Internet, em que a conexão é feita ligando o número de telefone do fornecedor de acesso para estabelecer a comunicação entre os dois modems.

Digital
Hardware. Software. Comunicações. É digital tudo o que se pode mostrar e contar com números, e que tem uma magnitude que pode apresentar um conjunto limitado de estados ou valores.No caso da informática, é normal usar indiferentemente digital e binário, em oposição ao analógico, uma vez que os computadores modernos trabalham normalmente com dígitos binários, sequências de sinais "on" e "off", ou "sim" e "não" (os famosos "uns" e "zeros").
Em numeração decimal com base binária, é possível representar qualquer número, não interessa se grande se pequeno, se positivo se negativo. Tudo o que é necessário é espaço suficiente para armazenar essa informação. No entanto, esse espaço é dispendioso, por isso os computadores representam os números com um número limitado de bits (tipicamente 32, em alguns casos 64 no caso do PC comum). Assim, o número mais pequeno que se pode representar, em 32 bits, é 00000000 00000000 00000000 00000001. Esta é também a diferença entre números representáveis adjacentes (metade deste valor é o chamado erro de quantificação).
Os valores digitais quantificados assumem um conjunto finito de valores, enquanto os valores analógicos podem assumir um conjunto infinito de valores.

Disquete
Hardware. Disco flexível, colocado dentro de um invólucro plástico rígido, com capacidade de armazenamento e transferência de dados, usado na maioria dos computadores pessoais.Até ao final dos anos 80, as disquetes mais usadas era as de 5,25 polegadas (escreve-se normalmente 5,25’’ ou 51/4’’ e lê-se “cinco e um quarto”), com capacidade para 360 KB (disquetes de baixa densidade) ou 1,2 MB (disquetes de alta densidade).
Nos anos 90, o formato mais usado passou a ser o de 3,5 polegadas, com capacidade para 720 KB (baixa densidade) ou 1,44 MB (alta densidade). No início da década, a IBM tentou impor disquetes de 3,5’’ de densidade extra, com capacidade para 2,88 MB, mas este formato nunca chegou a tornar-se norma.
Os computadores pessoais continuam a ser vendidos com uma drive de disquetes, o leitor necessário para gravar e ler a informação contida nas disquetes embora este sistema tenha sido preterido em detrimento do CD-ROM, um suporte cada vez mais utilizado à medida que se foi tornando mais barato e mais comum.

DNS (Domain Name System)
Comunicações. Sistema de base de dados, distribuído na Internet, que permite saber o número IP de um domínio em concreto.Este sistema está organizado de maneira a que em qualquer parte do mundo um domínio dirija o utilizador a um número IP determinado, independentemente da localização geográfica do domínio e do utilizador.

DSL
Comunicações. Iniciais em inglês de Digital Subscriber Line. Nome dado à família das tecnologias que utilizam a rede de cobre da infra-estrutura telefónica mas que garantem elevada capacidade de transmissão de dados. Há várias tecnologias da família DSL, que são conhecidas normalmente por xDSL. Cada tipo de tecnologia DSL tem um conjunto de características únicas em temos de performance, distância máxima, frequência de transmissão e custo. As principais tecnologias DSL sobre um par de cobre são: - Asymetric DSL (ADSL) - Tem velocidades de transmissão diferentes para o "upload" e "download" (o que a torna indicada sobretudo para acesso à Internet) e que vão de 1 a 8 megabits por segundo, respectivamente, numa distância máxima de 4 Km; - Symetric DSL (SDSL) e High data rate DSL (HDSL) - usado para linhas de 2 Mbits - Very high data rate DSL (VDSL) - usado para linhas de alta capacidade e serviços de banda larga; - G.Lite - Também conhecido por "ADSL Universal". Um sistema baseado em ADSL que não necessita de filtro (Splitter) nas instalações do cliente simplificando a instalação dos modems e que permite débitos binários de 385/500 quilobits/segundo no sentido ascendente e 1500 kbps no sentido descendente e cobrindo distâncias que podem ir até 6 Km.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 20 jul 2007, 23:59

E

EDI
Comunicações. Iniciais de Electronic Data Interchange. Designa uma transferência electrónica de dados em redes públicas.É um sistema usado entre empresas para processamento de encomendas, facturas e pagamentos e tem uma ligação directa às aplicações que gerem estes processos. O processamento de algumas das funções é feito centralmente através de programas de EDI instalados em servidores.

Email
Software. Comunicações. Contracção de Electronic mail ou seja, correio electrónico. Também é usado na forma “e-mail”.

Encriptação
Comunicações. Software. O mesmo que cifra. Traduz os termos anglosaxónicos scrambling e encryption que designam o processo pelo qual, através do uso de um algoritmos, uma comunicação de dados é “baralhada” de forma a não ser legível se for interceptada por alguém que não conheça o código de descodificação.

Endereço Electrónico
Comunicações. Uma forma de identificar um determinado utilizador ou computador inserido numa rede de comunicação.

Ethernet
Comunicações. Tipo de rede local mais comummente utilizada nas empresas. Suporta diferentes velocidades de comunicação, consoante a norma Ethernet utilizada. O termo designa ainda o tipo de cabo e modo de acesso a uma rede local.

ETSI
Organização. Iniciais de European Telecommunications Standards Institute, em português Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações.É uma organização que tem por objectivo definir padrões na indústria das telecomunicações.
Endereço web: http://www.etsi.org
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 00:03

F

FAQ
Iniciais de Frequently Asked Questions, ou seja, perguntas mais frequentes.Para evitar responder muitas vezes às mesmas perguntas, é frequente na Internet usar FAQs de forma a orientar os leitores, sendo todas as perguntas compiladas num ficheiro juntamente com as respectivas respostas.

Favoritos
Software. Em inglês Favorites. Permite a marcação de uma página web e o arquivo de um endereço numa pasta de Favoritos para posterior consulta.Este termo é utilizado no Internet Explorer da Microsoft e tem o mesmo significado que marcador de página (bookmark) no Netscape Navigator.

Fibra óptica
Comunicações. Infra-estrutura de comunicações cujo cabo é fabricado em fibra de vidro, transmitindo os sinais sob forma de impulsos de luz.Este suporte à transmissão de dados garante a possibilidade de enviar e receber grandes quantidades de dados a grandes distâncias com pequena distorção. Muito utilizada actualmente em anéis de comunicação que ligam pontos fundamentais de empresas ou zonas onde exista um grande número de entidades que exijam grande fiabilidade e rapidez nas comunicações.

Firewall
Software. Internet. Aplicação usada para proteger um computador ou uma rede de acessos não autorizados. Pode também impedir o acesso de utilizadores de uma rede a redes externas.

FTP
Comunicações. Iniciais de File Transfer Protocol, ou protocolo de transferência de ficheiros. Antes do advento da web e do respectivo protocolo (HTTP), era o protocolo mais usado na transferência de informação na Internet.É ainda o protocolo mais usado para carregar e descarregar ficheiros e, especialmente programas, de e para computadores remotos ligados entre si através do protocolo TCP/IP, tal como a Internet. Este protocolo também permite aos utilizadores executarem comandos num sistema remoto, de forma a poderem trabalhar com ficheiros: listar ficheiros, criar e apagar directórios, etc.

FWA
Comunicações. Iniciais em inglês de Fixed Wireless Access. Acesso fixo via rádio a uma rede de telecomunicações que permite aos novos operadores de telecomunicações chegar aos clientes finais sem ter de instalar infra-estrutura de rede fixa.
Baseado em tecnologia rádio, o FWA garante velocidades de download que podem ir até aos 8 megabits/segundo para cada cliente.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 00:07

G

Gateway
Hardware. Comunicações. Passagem. Ponto de união ou enlace entre dois sistemas de redes para permitir o intercâmbio de dados entre elas.Um gateway assegura a adaptação de sinais e mensagens de uma rede aos protocolos de outras redes ou serviços. Designa um equipamento mas também o próprio software.

GB
Hardware. Abreviatura de Gigabyte. Unidade de armazenamento usada em informática e que é igual a mil milhões de bytes, ou mil mega bytes.Uma vez que a linguagem binária dos computadores é calculada sobre potências de base 2, não há uniformidade de critérios entre os fabricantes de equipamentos ”“ sobretudo de discos rígidos e dispositivos de armazenamento ”“ pelo que é frequente entender-se 1 GB como 1.000.000.000 de bytes mas também como 1.024 megabytes.
Até ao início dos anos 90, a capacidade da maioria dos discos rígidos e dispositivos de armazenamento eram expressos em megabytes mas, como o aumento progressivo das capacidades obtidas, o gigabyte tornou-se a medida mais usada. Ver Byte, MB, TB.

GIF
Software. Iniciais de Graphics Interchange Format. Formato de ficheiro de imagem tipo bitmap identificado no mundo PC pela extensão de nome de ficheiro .gif.Este formato suporta ficheiros de imagem de alta resolução mas apenas com um máximo de 256 cores, o que permite criar ficheiros de pequena dimensão, ideais para utilização na Internet.
O formato foi criado pelo sistema de informação online Compuserve (daí que, muitas vezes, seja referido como “Compuserve GIF”) e popularizou-se com o advento da World Wide Web. No final dos anos 90 começou a ser preterido em favor do formato JPEG, o qual permite criar ficheiros de maior qualidade (sem o limite de 256 cores) e maior compressão.

Gigabits
Comunicações. Unidade de medida usada em informática e que é igual a mil milhões de bits, ou mil mega bits.Normalmente é usada para as comunicações enquanto os GigaBytes são utilizados para o hardware, medindo capacidades de armazenamento. Nas comunicações o que é medido é a quantidade de bits transmitidos por segundo (bps).

GPRS
Telecomunicações. Iniciais de General Packet Radio Service. Trata-se de uma norma que permite uma utilização da rede celular GSM para transmitir dados a uma maior velocidade e utilizando tecnologia de comutação de pacotes, semelhante à usada nas redes TCP/IP.A velocidade do GPRS pode chegar a 115 Kbps mas a transmissão de dados anda habitualmente à roda dos 56 Kbps. Para além de ser necessário que a rede de operadores móveis suporte o GPRS é também preciso ter um terminal que integre esta tecnologia ou uma placa para o computador pessoal que permita a recepção e transmissão dos dados.

GSM
Com. Iniciais de Global System for Mobile Communications. Norma de telefonia celular usada especialmente na Europa, mas também na Ásia.Além de voz, suporta dados até uma velocidade de 9.600 bps. Também designada por tecnologia de segunda geração, substituiu as redes analógicas que introduziram as comunicações móveis analógicas. O GSM digitaliza e comprime os dados relativos a uma ligação, transmitindo-os através de um canal junto com os de outros utilizadores, por via de um método de acesso múltiplo por divisão de tempo.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 00:12

H

Hardware
Hardware. Equipamento. Na informática, designa tudo o que é físico. Os computadores e os seus periféricos são, genericamente, hardware por oposição aos sistemas operativos e as aplicações, denominados software.

Hdsl
Comunicações. Iniciais de High-bit data rate Digital Subscriber Line. Uma tecnologia de comunicação de dados pertencente à família de tecnologias DSL.

Homepage
Internet. Página principal. Página web principal ou de apresentação num sítio (site) da web.O site pode conter múltiplas páginas web, mas apenas uma será a homepage, também grafada por vezes como home page. Pode designar também a ágina que o browser mostra por omissão quando é iniciado, e que se pode alterar segundo a preferência do utilizador.

Hotspot
Comunicações. À letra, ponto quente. Designa um local onde está instalado um ponto de acesso à Internet através da tecnologia Wi-Fi.Actualmente estão a desenvolver-se redes de Hotspots que permitem que os utilizadores em situação de mobilidade possam aceder à Internet sem fios e com um sistema simplificado de autenticação e subscrição do serviço.

HTML
Software. Comunicações. Iniciais de HyperText Mark-up Language ou linguagem de marcação de hipertexto. Linguagem de escrita de páginas criada em 1990 para produzir documentos para a World Wide Web por Tim Berners-Lee.

HTTP
Software. Com. Iniciais de Hypert Text Transmition Protocol, ou protocolo de transmissão de hipertexto.Usado para transmitir páginas web usando o protocolo de rede TCP/IP. Os endereços da World Wide Web são escritos designando inicialmente o "http://", que indica que estão alojadas num servidor HTTP e que permite ao browser reconhecer a localização de uma página.

Hyperlink
Software. Comunicações. Hiperligação. Muitas vezes abreviado apenas para link. é uma parte fundamental do HTML e permite a navegação fácil e rápida entre páginas da World Wide Web. As hiperligações distinguem-se normalmente por serem palavras ou frases destacadas em azul e sublinhadas.

Hypertext
Software.Internet. Hipertexto. Textos ligados entre si.O clique sobre uma hiperligação (hyperlink) situado num texto, conduz o utilizador a um outro texto cujo conteúdo está vinculado com o anterior. O hipertexto ”“ termo criado em meados dos anos 60 por Ted Nelson ”“ é o princípio básico da World Wide Web.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 00:16

I

ICANN
Organização. Iniciais de Internet Corporation for Assigned Names and Numbers.É uma organização não governamental criada em 1998 pela comunidade de Internautas como resposta à necessidade identificada de entregar a gestão do sistema de nomes de domínio da Internet (DNS) a uma entidade independente. O ICAAN tem a responsabilidade de alocar os endereços IP e gerir os servidores que suportam a infra-estrutura da Internet, os root servers, mas também definir protocolos e a evolução da tecnologia da World Wide Web.
Endereço web: http://www.icaan.org

IMT2000
Telecomunicações. Conjunto de normas relativas à terceira geração de sistemas de comunicações móveis. O UMTS é a tecnologia de comunicações móveis da família de normas IMT2000 que irá ser adoptado em Portugal e na Europa.

Internet
Comunicações. Contracção dos termos Interconected Network. O conjunto de redes de computadores mundiais ligadas entre si através do protocolo TCP/IP.O termo é muitas vezes usado para designar a World Wide Web, que através da facilidade da linguagem HTML e da utilização desta forma gráfica de publicar informação se tornou o centro da actividade Internet.
A Internet foi criada em 1969 com a ARPAnet e rapidamente estendeu a rede de ligações entre diferentes computadores integrados em redes militares e de centros de investigação. Actualmente é um dos meios de comunicação de maior importância e liga virtualmente todos os países do mundo.

Internet Explorer
Software. Navegador (browser) da web desenvolvido pela Microsoft. Hoje em dia é usado pela esmagadora maioria dos internautas.

IP
Comunicações. Internet Protocol ou Protocolo Internet. Protocolo de comunicação que utiliza a comutação de dados para a transmissão de informação sobre redes.É usado em conjugação com o TCP - Transmission Control Protocol - e por isso se encontra muitas vezes a designação TCP/IP.

ISDN
Comunicações. Acrónimo para designar Integrated Services Digital Network, o termo anglo-saxónico para designar a RDIS.

ISP
Comunicações. Iniciais de Internet Service Provider, ou Fornecedor de Acesso à Internet.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 00:18

J

Java
Software. Linguagem de programação criada pela empresa Sun Microsystems, especialmente adequada para desenvolver programas interactivos nas páginas web.A particularidade dos programas Java reside no facto de que funcionam independentemente do sistema operativo; assim, por exemplo, podem utilizar-se em ambientes Windows, Unix ou Macintosh.

Javascript
Software. Linguagem de programação integrada nas páginas da web.É similar à linguagem Java mas, ao contrário desta, que se carrega separadamente da página web e cuja área de influência está restringida a uma zona da mesma, a Javascript executa-se ao mesmo tempo que se apresenta na página e tem sobre esta uma influência total.

JPEG
Software. Iniciais em inglês de Joint Photographic Experts Group. Trata-se de um formato de compressão de imagens muito usada pela forma como consegue reduzir o tamanho dos ficheiros.É o tipo de formato de ficheiro de imagem mais usado na Internet, juntamente com o GIF. Os ficheiros com compressão JPEG têm normalmente a extensão .JPEG ou .JPG.
Endereço web: http://www.jpeg.org
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 00:21

K

KB
Hardware. Abreviatura de Kilo Byte. Unidade de armazenamento normalmente usada em informática e que é igual a 1024 bytes. Usa-se normalmente como unidade de medida da espaço de armazenamento de uma memória.

Kbps
Comunicações. Kilo bits por segundo. Milhares de bits por segundo.Esta unidade de medida serve para quantificar a velocidade de transmissão de dados numa rede de comumincações e nunca deve ser confundida com a unidade de medida de armazenamento de dados Kilo Bytes, normalmente abreviada em KB.

Kernel
Software. O núcleo de um programa ou sistema operativo. No caso do kernel do sistema operativo, é carregado para memória quando o sistema arranca e controla as funções básicas do hardware, como a gestão de memória e dos periféricos.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 00:26

L

LAN
Comunicações. Local Area Network. Rede local. Rede de comunicações usada para ligar vários equipamentos num ambiente de área reduzida. Através de uma rede local os computadores partilham dados, ligações Internet e recursos de software e periféricos como impressoras.

Linha dedicada
Comunicações. Linha de telecomunicações, normalmente digital, destinada a assegurar uma ligação permanente entre dois pontos.Este tipo de linhas é especialmente usado pelas empresas para estabelecer ligações entre delegações e/ou conectividade entre redes e acesso à Internet.

Link
Comunicações. Ligação, elemento de união. Surge habitualmente como abreviatura de hyperlink.

Linux
Software. Sistema operativo com funcionalidade semelhante ao Unix, mas de código aberto (open source) e de distribuição livre.Criado em 1994 (versão 2.0) pelo programador finlandês Linus Torvalds. Tal como o servidor Apache, o Linux é desenvolvido em todo o mundo por milhares de programadores e distribuído livremente.
Mais informação em http://www.linux.org

Local loop
Comunicações. Lacete local. Circuito de telecomunicações constituído por cabo de cobre que liga a casa do cliente ao comutador local de uma infra-estrutura de comunicações telefónicas.É sobre o local loop que recaem actualmente os principais esforços de liberalização do sector das telecomunicações, já que o acesso a este último quilómetro da rede dará aos operadores o acesso directo ao cliente.

Log off
Comunicações. Desligar-se. Terminar adequadamente uma sessão online, no sistema operativo ou ligação à rede, em oposição a fazê-lo pouco tecnicamente, sem seguir os procedimentos normais.

Log on
Comunicações. Ligar-se. O oposto de Log off, o Log on indica uma ligação à rede de comunicações ou à Internet. A partir desse momento o utilizador está capaz de usar os recursos disponíveis na rede.

Login
Comunicação. Identificação e ligação a uma rede. Quando faz a ligação (log on), o utilizador deve identificar-se facilitando o seu nome e uma palavra-chave secreta. Nalguns casos, em que é possível fazer o acesso livre, a entrada é realizada como visitante (guest), ou ainda anónimo (anonymous).
Última edição por Barefaced em 23 jul 2007, 20:25, editado 1 vez no total.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 00:31

M

M2M
Comunicações. Contracção da expressão inglesa Machine to Machine ("to" é substituído pelo algarismo "2", que tem o mesmo valor fonético).Na Internet, designa relações de comércio electrónico com um elevado grau de automatização, uma vez que podem ser realizadas independentemente da intervenção humana

Macintosh
Hardware. Software. Família de computadores pessoais criada pela Apple em 1984.Foi o primeiro computador pessoal bem sucedido a introduzir conceitos que só muito mais tarde se tornariam norma, como o rato e o interface gráfico com o utilizador. Um ano antes, a Apple tinha já feito uma tentativa, que acabaria por não ter seguimento, com o Lisa. Um exemplar do Macintosh encontra-se no site do museu virtual francês Silicium.
Este termo designa também o sistema operativo Macintosh e não só os computadores. O interface Mac foi o primeiro a usar o grafismo para facilitar a interacção dos utilizadores com o computador e a simular um ambiente de trabalho, ou desktop.

Mailbox
Comunicações. Caixa de correio. É a caixa de correio pessoal de cada utilizador e pode estar alojado no seu PC ou no servidor de correio electrónico da empresa ou do ISP que fornece o serviço.Uma mesma caixa de correio pode ter vários endereços diferentes, chamados alias, mas apenas um único endereço real, normalmente designado pelo gestor de correio electrónico.

Malware
Software. Internet. Termo utilizado pelas empresas de segurança informática para classificar todo o tipo de programas, documentos ou mensagens que possa ter um efeito negativo, ou malicioso, nos computadores.O termo malware inclui também os vírus e é actualmente empregue quando se faz uma avaliação global de danos causados por este tipo de aplicações e documentos nas empresas e utilizadores individuais.

MB
Software. Abreviatura de Mega Byte. Unidade de armazenamento normalmente usada em informática e que é igual a um milhão de bytes.Contudo, uma vez que a linguagem binária dos computadores é calculada sobre potências de base 2, não há uniformidade de critérios entre os fabricantes de equipamentos ”“ sobretudo de discos rígidos e dispositivos de armazenamento ”“ pelo que é frequente entender-se 1 MB como 1.000.000 de bytes mas também como 1.048.576 bytes.

Microcomputador
Hardware. Apesar do nome sugerir um computador de diminutas dimensões, a verdade é que significa o mesmo que computador pessoal.O facto justifica-se porque, no final dos anos 70, o paradigma de computador era o grande sistema, pelo que um computador pessoal podia ser considerado “micro” face a máquinas que normalmente ocupavam salas inteiras.

Modem
Hardware. Comunicações. Contracção das palavras Modulator e Demodulator (modulador/desmodulador).Uma vez que os computadores são equipamentos digitais e a rede telefónica tradicional é analógica, é necessária uma forma de traduzir os sinais enviados pelo computador para poderem ser transportados pela linha telefónica e recebidos por outro computador no extremo oposto. Antes de enviar informação, o modem converte os dados (digitais) para forma analógica e, ao receber a informação, realiza a função oposta, convertendo a informação analógica em digital. Para haver comunicação entre dois pontos é necessário existir um modem de cada lado da linha.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 00:32

N

Net
Comunicações. Rede. Usado normalmente como abreviatura de Internet. Muitos referem-se ainda à Usenet e ao conjunto do ciberespaço como “a rede”.

Newsgroup
Comunicações. Grupo de Discussão. Um tipo de BBS para troca de notícias onde se colocam artigos, informações e cartas dos participantes.Usenet não é mais do que conjunto de grupos temáticos de notícias que se distribuem mundialmente através de uma rede interligada de servidores de notícias (News servers). Existem várias dezenas de milhar de grupos de notícias na Usenet e o número cresce diariamente.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 00:34

O

Offline
Comunicações. Fora de linha, desligado. Quando não existe nenhum contacto do computador com uma rede de comunicações.

Online
Comunicações. Em linha, ligado. Estado em que o computador está em ligação directa com uma rede, através de um modem, de uma placa RDIS, uma placa de rede ou qualquer outro sistema.
Última edição por Barefaced em 21 jul 2007, 00:58, editado 1 vez no total.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 00:37

P

Password
Software. Com. Palavra-chave. Uma medida de segurança usada por diversos sistemas e normalmente conjugada com um nome de utilizador (ou user name) público.Na informática e em redes de computadores a password protege o acesso não autorizado a máquinas, sistemas, programas ou ficheiros. A palavra-chave deverá ser, por definição, secreta, sendo apenas conhecida pelo próprio utilizador. Para maior protecção deverá ser usada uma combinação de letras e números sempre que possível. Palavras chave com o nome do utilizador, dos filhos ou do animal de estimação podem ser demasiado fáceis de descobrir por hackers através da chamada “engenharia social”.

PC
Hardware. Abreviatura de Personal Computer, ou seja, computador pessoal. O termo PC, derivado da designação original do computador pessoal IBM-PC, passou a designar, de forma genérica, todos os computadores pessoais baseados em processadores Intel.

Periférico
Hardware. Designa todo o equipamento que se destina a ser ligado a um computador mas que fica fisicamente fora da sua unidade central. Em rigor, tudo o que é ligado à unidade central (à caixa que contém os principais componentes do computador, nomeadamente o processador central e a memória RAM) é considerado um periférico: rato, teclado, monitor, impressora, digitalizador, etc.

Phishing
Internet. Termo que designa uma técnica de fraude por email que pretende recolher os números de cartões de crédito ou outro tipo de informação crítica de determinado utilizador.
As fraudes por phishing (uma adaptação do termo inglês fishing) estão a ser cada vez mais utilizadas, tirando partido da confiança que os utilizadores mostram em mensagens aparentemente enviadas pelo seu Banco ou outro serviço. Num email enviado às vítimas, com a identificação da entidade bancária, o ISP ou a loja online, explica-se que um erro interno modificou as configurações da conta e redirecciona-se o cliente para um link que simula a página web autêntica, pedindo-se a inserção de informação que depois vai ser utilizada pelos hackers.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 00:39

Q

query
Software. Pergunta. Designa uma interrogação à base de dados que envolve o relacionamento de dois ou mais campos. Por exemplo, quantos carros da marca x foram vendidos no stand y no mês de Dezembro.

QuickBASIC
Software. Compilador para a linguagem de programação de BASIC desenvolvido pela Microsoft.

QWERTY
Hardware. Referente a uma norma de apresentação de teclas num teclado. AS primeiras letras são o q, w, e, r, t, y, de ontem provém o nome destes teclados. Este modelo é o mais utilizado na Europa.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 00:44

R

Radiocomunicações
Comunicações. Todo o tipo de comunicações que usam o suporte de ondas radioeléctricas.

RAM
Hardware. Iniciais de Random Access Memory, ou seja, memória de acesso aleatório. É a memória de trabalho de um computador e a informação armazenada perde-se quando se desliga o computador.As aplicações usam esta memória para armazenar alguma informação para garantir o acesso mais rápido. É também usada como espaço para transferência de informação entre documentos, por exemplo para corte e cola de texto e/ou imagens. Por isso mesmo, é essencial garantir uma boa dose de memória RAM para que as aplicações mais exigentes possam ser rápidas. A última versão do sistema operativo Windows, o Windows XP, recomenda a utilização de um computador com 128 MB de RAM ou mais.

RDIS
Comunicações. Iniciais de Rede Digital com Integração de Serviços.É o termo usado em Portugal para designar o ISDN (Integrated Services Digital Network). Na sua versão básica, uma linha RDIS fornece dois canais de comunicação digital de 64 kbps cada um, os quais podem ser usados separadamente ou em conjunto, para uma largura de banda total de 128 kbps.

Realidade virtual
Comunicações. O mesmo que VPN ”“ Virtual Private Network. Usada por uma empresa ou conjunto de empresas para comunicações de dados e/ou voz de forma a assegurar um canal privado.O software de VPN reserva um determinado espaço na rede de comunicações pública para uma determinada empresa e facilita a privacidade de comunicações de dados.

Rede
Comunicações. Infra-estrutura ou conjunto de equipamentos ligados entre si de forma a poderem comunicar.Existem diferentes tipos de redes com base em diferentes protocolos de comunicação. As redes podem ser estabelecidas através de infra-estruturas físicas ou sem fios (as redes wireless).

Rede Privada Virtual
Comunicações. O mesmo que VPN ”“ Virtual Private Network. Usada por uma empresa ou conjunto de empresas para comunicações de dados e/ou voz de forma a assegurar um canal privado.O software de VPN reserva um determinado espaço na rede de comunicações pública para uma determinada empresa e facilita a privacidade de comunicações de dados.

RFID
Hardware. Comunicações. Acrónimo para Radio Frequency Identification, uma tecnologia de identificação que utiliza chips e comunicação wireless para contactar com sistemas centrais.A tecnologia RFID está a ser utilizada por grandes sistemas de logística, como supermercados e armazéns de peças, já que permite a identificação rápida e com pouca manipulação dos produtos, de todo o inventário em determinado local.

A utilização do RFID está também a ser alargada a outras áreas, nomeadamente na localização de pessoas. O sistema está em teste na Legolândia da Dinamarca, servindo para localizar as crianças perdidas. Estas usam uma pulseira com o chip e os pais podem obter a sua localização em qualquer momento através do envio de um SMS que devolve a informação das suas coordenadas.

Roaming
Comunicações. Termo que designa um acordo entre operadores de comunicações móveis que permite a utilização da redes por clientes das operadoras aderentes.É muito utilizado para garantir o uso de redes móveis internacionalmente. Está também previsto para as redes Wi-Fi.

ROM
Hardware. Iniciais de Read-Only Memory, uma memória que permite apenas a leitura. Também pode ser referida por memória não-volátil.Trata-se de um tipo de memória capaz de reter a informação nela inscrita mesmo sem estar ligada a qualquer corrente eléctrica. Nos dispositivos electrónicos, incluindo os computadores, é usada para guardar informação que não necessite de ser actualizada. Existem pequenos computadores portáteis onde as ROM são usadas para guardar o próprio sistema operativo e os principais programas usados, de forma a evitar a presença de um disco rígido e assim poupar espaço, peso e energia.

Router
Comunicações. Equipamento que dentro de uma rede de comunicações faz o encaminhamento de informação da origem ao destino. São uma das bases de funcionamento da rede Internet.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 00:51

S

Sasser
Software. Nome de uma família de worms identificada a 1 de Maio e que conta já com diversas variantes. Este vírus propaga-se através de redes IP, e não por correio electrónico, tirando partido de uma vulnerabilidade dos sistemas operativos Windows.Esta falha afecta várias versões do Windows, principalmente o Windows 2000 e XP, mas foi corrigida pela Microsoft em Abril de 2004, devendo os utilizadores aplicar os respectivos códigos de correcção nos seus computadores.

Scanner
Hardware. O mesmo que digitalizador.

Server
Hardware. Software. Servidor. Designa o computador central de uma rede (network) e seu correspondente software (entre outros sistemas operativos de rede).Este equipamento central põe os seus serviços à disposição dos computadores integrantes da rede (também designados por computadores clientes) através de software cliente-servidor.

Shareware
Software. Tipo de software que se caracteriza pela distribuição gratuita de forma a que o utilizador final pague o produto apenas depois de o ter experimentado durante um tempo máximo pré-determinado.A partir desse momento, deve comprar o produto (pagando uma taxa de registo) ou deixar de o utilizar. Mais informações em http://www.asp-shareware.org

Síncrono
Comunicações. Designa uma realização simultânea de um processo ou comunicação. Em telecomunicações pode referir também comunicação de dados à mesma velocidade entre o upload e download.

Sistema operativo
Software. O software que gere a alocação e utilização dos recursos de hardware de um sistema informático, desde a memória e o processador até aos discos e os periféricos.É sobre os sistemas operativos que as aplicações de software correm, uma vez que permitem realizar simultaneamente o interface com o hardware e com os programas. Os primeiros sistemas operativos foram desenvolvidos na década de 50 para gerir armazenamento de dados e a necessidade de gerir cada vez mais funções e componentes dos computadores foi tornando obrigatória a sua utilização.
O primeiro sistema operativo para computadores pessoais foi o DOS, desenvolvido pela Microsoft em 1975. Hoje em dia todas os computadores e pequenos dispositivos móveis usam uma espécie de sistema operativo, que não passa de um programa que gere as diferentes funções dos aparelhos.

Site
Comunicações. Sítio, local. Também designado Website. Refere-se geralmente a um grupo de páginas web que apresentam um produto, uma empresa, uma ideia, etc.Engloba por isso páginas e conteúdos, assim como zonas para descarregar ficheiros (download). Deste conjunto de páginas, a principal (homepage) é aquela a que se chega quando o endereço principal ou o domínio são seleccionados. Do sítio web do ABC da Tecnologia constam todas as páginas a que se pode aceder fazendo um clic a partir da página inicial (homepage) ou de outras páginas interiores.

SMS
Comunicações. Iniciais de Short Messaging Service, ou serviço de mensagens curtas. Suportado inicialmente nas redes de comunicação móveis, o SMS também pode agora ser usado na rede fixa.É apontado como o serviço de dados de maior sucesso nos telemóveis, tendo ajudado a difundir entre as camadas jovens um novo tipo de comunicação, baseado na troca de mensagens.

Software
Software. Na informática e electrónica de consumo, representa tudo o que não é físico.Nesse contexto, tanto é considerado software um sistema operativo, um programa, um tema musical ou um filme. Indiferentemente qualquer programa informático, desde o mais pequeno utilitário à mais complexa aplicação.

Spam
Internet. Correio não solicitado. O termo spam é habitualmente usado para referir mensagens de correio electrónico não solicitadas. Pode designar também "lixo electrónico", ou "junk email" e é actualmente considerado como um dos principais problemas com que se deparam os utilizadores de correio electrónico, afectando a sua produtividade.

Os fornecedores de acesso à Internet têm vindo a tomar medidas para combater a praga do spam, mas nenhum filtro parece ser suficientemente eficaz para impedir a torrente de mensagens que invadem as caixas de correio dos utilizadores profissionais e individuais.

A União Europeia adoptou já medidas legislativas para tentar limitar a proliferação de mensagens não solicitadas, definindo em relação ao email que os Estados-menbros podem optar por introduzir na sua legislação um sistema em que os utilizadores têm de dar o seu consentimento para fazer parte de listas de envio de email publicitário (opt-in), ou, pelo contrário, manifestar a sua oposição pedindo a exclusão do seu nome dessas listas (opt-out).

Em Portugal a Comissão Nacional de Protecção de Dados é a entidade responsável por acompanhar as questões relacionadas com as mensagens de correio electrónico não solicitado.

Spammer
Internet. Derivado do termo spam. Refere-se a alguém que envia spam, ou correio electrónico não solicitado.Todos nos tornamos spammers sempre que usamos o email como uma ferramenta de envio de mensagens em massa. Isso acontece por vezes nos chamados emails em cadeia - onde nos é solicitado que enviemos uma determinada mensagem para os nossos contactos - ou quando fazemos reenvio de alguma mensagem que consideremos divertida para a nossa lista completa de endereços, ou geral.

Nestes casos as mensagens são designadas por "geraldinas" - de "geral" - e numa grande organização podem criar dificuldades aos gestores de correio electrónico.

Spoofing
Internet. Do termo spoof, algo que imita o remetente de uma mensagem ou simula uma página web de forma a ter acesso a informação.Está actualmente bastante em voga devido à pratica de copiar um website legal, dirigindo para lá os utilizadores que são enganados, levando-os a introduzir informação pessoal. O spoofing aplica-se também à utilização de endereços de email de outras pessoas para simular um remetente conhecido e aumentar a confiança na abertura das mensagens.
Imagem

Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36162
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Glossário

Mensagem por Barefaced » 21 jul 2007, 00:56

T

Tablet PC
Hardware. Software. Um computador pessoal que privilegia o elemento mobilidade. Designa também um ambiente desenvolvido pela Microsoft para este tipo de equipamentos.Um computador Tablet é um computador portátil em que o ecrã é o elemento de grande destaque, permitindo a escrita directa através de uma caneta especial ou usando os dedos. Desenhado como complemento ao PC desktop, o Tablet PC permite aos utilizadores domésticos deslocarem-se pela casa e navegarem na Internet, ou lerem um livro em formato digital, por exemplo.
No caso do ambiente desenvolvido pela Microsoft, o Tablet PC é baseado numa versão avançada do Windows XP, integra reconhecimento de escrita e a possibilidade de guardar os documentos manuscritos como imagens. Possibilita também a ligação a redes sem fios Wi-Fi.
Apesar de diversos fabricantes estarem a apostar em computadores tablet desde o início da década de 90, esta iniciativa da Microsoft anunciada com pompa e circunstância em 2002 trouxe um novo fôlego ao desenvolvimento destes equipamentos.

TB
Hardware. Abreviatura de Tera Byte. Unidade de armazenamento normalmente usada em informática e que é igual a um milhão de milhões de bytes, ou mil giga bytes.Contudo, uma vez que a linguagem binária dos computadores é calculada sobre potências de base 2, não há uniformidade de critérios entre os fabricantes de equipamentos ”“ sobretudo de discos rígidos e dispositivos de armazenamento ”“ pelo que é frequente entender-se 1 TB como 1.000.000.000.000 de bytes mas também como 1.024 gigabytes.

TCP
Comunicações. Iniciais de Transmission Control Protocol. É um protocolo de transporte de dados, sendo-lhe atribuída a multiplexagem das sessões e recuperação de erros entre outros.

TDT (Televisão Digital Terrestre)
Telecomunicações. O mesmo que DTT ”“ Digital Terrestrial Television. Conjunto de normas de televisão digital.Este sistema deverá substituir a televisão analógica em toda a Europa. As vantagens do TDT estão ligadas à maior capacidade do sistema, que suporta maior número de canais e serviços adicionais, como o de comunicação de dados ou de voz.
Em Portugal foi atribuída uma licença para a exploração da infra-estrutura de televisão Digital terrestre à PTDP - Plataforma de Televisão Digital Terrestre em Agosto de 2001, mas a Anacom decidiu revogar em Março de 2003 a licença da empresa por incumprimento do prazo de implementação da infra-estrutura.

Trial version
Software. Versão de Testes. Uma aplicação normalmente de funcionalidades reduzidas e/ou com uma limitação em termos de tempo de utilização.Algumas empresas de software utilizam estas versões de teste como forma de divulgar os seus produtos junto de um grupo restrito de utilizadores ou como uma forma alargada de promover a sua utilização. O objectivo é que depois de experimentar o utilizador faça o registo, tendo assim acesso a uma licença do produto e às funcionalidades completas.

A disponibilização de versões de teste é muito comum na área de aplicações de gestão de imagens, onde normalmente o software pode ser usado com funcionalidades completas mas por tempo limitado. Este sistema não deve ser confundido com as versões beta que algumas empresas utilizam para que os utilizadores façam eles próprios testes e enriqueçam ou corrijam a versão final.

A Adobe, Macromedia e JASC são algumas das empresas que habitualmente disponibilizam versões de teste, mas existem milhares de produtos que podem ser descarregados da Internet nos mesmos moldes para diferentes aplicações.
Imagem

Responder

Voltar para “Outros - Free Zone”