Codec

Moderador: Moderador

Responder
Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 33889
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Codec

Mensagem por Barefaced » 06 jul 2007, 21:23

CoDec


_____________________________________________________________


CoDec é o acrônimo de Codificador/Descodificador, dispositivo de hardware ou software que codifica/descodifica sinais.

Codec nada mais é que um programa que Codifica (comprime) e Descodifica (descomprime) arquivos de áudio e vídeo, funcionando nos seguintes termos:

? Quando se comprime um arquivo, utiliza-se determinado Codec, e quem for visualizar o arquivo comprimido com esse Codec precisará de ter instalado no seu computador o mesmo Codec usado na compressão do arquivo, seja qual for o tipo de leitor (Player) que estiver a utilizar.

Exemplo 1:
- Um utilizador codificou em MP3 diversos CD's para assim conseguir ter todos os CD's armazenados num único CD. Quem for ouvir estas músicas em MP3 precisa ter instalado o Codec para MP3. Como já é um Codec comum, normalmente deverá estar instalado juntamente com o leitor que está instalado no computador (Windows Média Player por exemplo).

Exemplo 2:
- Comprou um CD com filme "Transformers", que vem compactado em DivX e ao colocar o CD no computador para verr o filme só consegue ouvir o som, neste caso, o computador já tem instalado o Codec para o som (geralmente codificados em MP3) e necessita então de instalar o Codec DivX para conseguir visualizar as imagens juntamente com o audio.

Os Codecs mais comuns e habitualmente os mais usados são os seguintes:• DivX
MP3
• MP3 Pro
Indeo
• Quick Time Movie
XviD
• TSCC

Para saber qual o Codec que foi utilizado para comprimir determinado arquivo, basta utilizar um programa para conseguir essa informação, por exemplo, o GSpot.

Imagem


Imagem






Existem dois tipos de codecs:
? Sem perdas (lossless, em inglês)
? Com perdas (lossy, em inglês)

Codecs sem Perdas
Os codecs sem perdas são codecs que codificam o som ou a imagem para comprimir o arquivo sem alterar o som ou imagem original. Se o arquivo for descomprimido, o novo arquivo será idêntico ao original. Este tipo de codec normalmente gera arquivos codificados que são entre 2 a 3 vezes menores do que os arquivos originais. São muito utilizados em rádios e emissoras de televisão para manter a qualidade do som ou da imagem.

Exemplos desse tipo de codec são o flac, shorten, wavpack e monkey's audio, para o som.

Para o vídeo, HuffYUV, MSU, MJPEG,H264 e FFmpeg Video 1.

Para as imagens, temos os formatos PNG e TIFF.

Codecs com Perdas (VBR ou Variable Bit Rate)
Os codecs com perdas são codecs que codificam o som ou a imagem, gerando uma determinada perda de qualidade com a finalidade de alcançar maiores taxas de compressão. Essa perda de qualidade é controlada com a taxa de compressão para que não sejam criados artefactos percebíveis.

Por exemplo, se um instrumento muito baixo toca ao mesmo tempo que outro instrumento mais alto, o primeiro é suprimido, já que dificilmente será ouvido. Nesse caso, somente um ouvido bem treinado pode identificar que o instrumento foi suprimido.

Os codecs com perdas foram criados para comprimir os arquivos de som ou de imagem a taxas de compressão muito altas. Por exemplo, o Vorbis e o Mp3 são codecs para som que facilmente comprimem o arquivo de som em 10 a 12 vezes o tamanho original, sem gerar artefactos significativos.

Exemplos de codecs com perdas são o Ogg Vorbis, MP3, AC3 e WMA, para o som. Para o vídeo, temos o Xvid, DivX, RMVB, WMV, Theora e Sorenson. E para imagens temos o JPEG, JPEG 2000 e GIF.

Taxa de Bits

A taxa de bits ou bitrate, em inglês, é uma das medidas da qualidade de um arquivo comprimido com um codec com perdas. A taxa de bits representa o tamanho final desejado para o arquivo e, normalmente, é apresentada como kbit/s.

1 kbit/s significa que a cada segundo, o codec tem 1000 bits do arquivo final para utilizar, ou seja, se um arquivo de som tem 8 segundos e é comprimido a uma taxa de 1 kbit/s, o arquivo final terá 8 kbits ou 1 kbyte. Conclui-se, então, que quanto maior for a taxa de bits, melhor será a qualidade do arquivo final, já que o codec terá mais espaço para poder comprimir o arquivo original, necessitando de descartar menos "detalhes" do arquivo.

Com a popularização do MP3, a taxa de bits de 128 kbits/s (128000 bits/s = 16 kbytes/s) foi muito utilizada, já que, no início, essa era a menor taxa de bits que o MP3 poderia utilizar gerando um arquivo final com boa qualidade. Hoje em dia, com os codecs mais avançados, pode-se gerar arquivos com 64 kbits/s com qualidade semelhante aos primeiros MP3.

Programas Codecs

XVid;-) 2.2.0.7175

K-Lite Mega Codec Pack 1.67

X Codec Pack 2.1.0 Build 402

K-Lite Codec Pack Standard 2.89

K-Lite Codec Pack Full 2.81

QuickTime Alternative 1.78 (2000/XP)

FFDShow MPEG-4 Video Decoder 20051201

dBpowerAMP Music Converte 10.0

Media Player Classic 6.4.9.0 (2K-XP)

XP Codec Pack

Combined Community Codec Pack

Portal Codecs
Imagem



_____________________________________________________________



Tradução, elaboração e pesquisa

Imagem
Última edição por Barefaced em 21 jun 2008, 12:32, editado 1 vez no total.
Imagem

Responder

Voltar para “Outros - Free Zone”