SeaMonkey (Navegador/Browser)

Moderador: Moderador

Responder
Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 32980
Registado: sexta jul 06, 2007 5:43 pm
Localização: @ Home
Contacto:

SeaMonkey (Navegador/Browser)

Mensagem por Barefaced » segunda nov 19, 2007 12:23 am

Imagem

Desenvolvedor
SeaMonkey Council

Lançamento
30 de Janeiro, 2006

Última Versão
1.1.4 (03-AGO-2007)

Sistema Operativo
Multiplataforma

Género
Suite de Internet

Licença
MPL, tri-licença MPL/GPL/LGPL

Website
www.seamonkey-project.org

Imagem
SeaMonkey 1.1.1 em Windows XP



SeaMonkey é um conjunto de aplicativos para a Internet, contando com: navegador de Internet, leitor de emails e grupos de notícias, cliente de IRC, editor de HTML, catálogo de endereços e calendário (nem sempre disponibilizado por padrão). Ele é a continuação da Suite Mozilla por parte de uma comunidade de utilizadores e desenvolvedores.



Histórico



A suite de aplicativos teve anunciado o encerramento da sua continuação pela Fundação Mozilla em 10 de Março de 2005. O número de desenvolvedores activos no projecto que preferia a Suite aos programas separados era tão grande que o desenvolvimento do Firefox sofreria com uma completa separação. Além disso, o número de utilizadores revoltados com a decisão e empresas que utilizavam a Suite Mozilla era suficientemente grande para que a Fundação Mozilla resolvesse hospedar um projecto, denominado SeaMonkey, que seria gerenciado pelo Conselho SeaMonkey. A escolha para o nome do projecto deveu-se ao facto da Suite Mozilla ser conhecida como SeaMonkey entre os desenvolvedores. Actualmente existem instaladores personalizados nos mais diversos idiomas, além de pacotes de tradução que podem ser encontrados nos projectos regionais espalhados pela web.



Visão Geral



A base para o desenvolvimento da sua primeira versão estável, a 1.0, foi o Mozilla 1.8b1. Esta versão do Mozilla já estava bastante madura, como se pode indicar por uma versão beta. O principal motivo para não se efectuar o lançamento oficial da versão 1.8 é que teriam que manter actualizações de segurança tanto para ela quanto para a 1.7 (que continua com as actualizações de segurança, mesmo tendo descontinuado o desenvolvimento de novas versões).

A versão 1.0 do SeaMonkey equivale à 1.8 da Suite Mozilla, com as diferenças básicas de ter um novo logótipo e o tema padrão ser o Clássico, ao invés do Moderno.

Muitos utilizadores esperavam maiores novidades e acabaram um pouco decepcionados com a primeira versão. Somente nas versões posteriores foram acrescentadas maiores inovações.

Melhorias na interface gráfica e a troca do tema padrão criticado por alguns e considerado clássico por outros estão planeadas apenas para versões futuras.

Actualmente os esforços estão voltados para a parte central do código, migrando a arquitectura e a ferramenta de desenvolvimento para um melhor aproveitamento de códigos do Firefox e Thunderbird, com o intuito de facilitar o desenvolvimento do programa e das extensões que funcionem em ambos sem a necessidade de adaptações que algumas exigem.



Migração a partir do Mozilla



O mais aconselhável é usar um perfil novo. O utilizador que deseje arriscar, deve desinstalar todas as extensões e temas antes de efectuar a migração, para evitar problemas.

O sentido oposto não é recomendável, tanto quanto o compartilhamento de perfis entre ambos, pois a predisposição para problemas é grande.



Versões de Desenvolvimento



Os utilizadores que não estejam satisfeitos com as versões oficiais e desejem utilizar versões instáveis, porém mais novas, do programa podem utilizar as versões disponibilizadas diariamente em:

http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/seamonkey/nightly/latest-trunk/

Estas versões estão sujeitas a travamentos, mau funcionamento, não sendo recomendadas para o uso diário, devendo ser utilizadas apenas para testar as novidades, see possível, ajudar a identificar os bugs e relatá-losImagem.

Algumas características relativas à configuração do programa, como o suporte a SVG, acabam variando de acordo com os problemas enfrentados enquanto vão compilando o programa. Geralmente apenas as versões finais vêm com o calendário.



Ligações Externas



Página da tradução do SeaMonkey para o Português do Brasil

Página oficial

Lista das extensões disponíveis para o SeaMonkey

Site com perguntas frequentes, um grande acervo sobre extensões disponíveis, entre outros

Possui uma diversidade de links e informações sobre SeaMonkey

SeaMonkey ExtensõesImagem

SeaMonkey TemasImagem

irc://irc.mozilla.org/seamonkey-br - canal IRC para SeaMonkey em Português.





Informação de:
Imagem

Elaborado por
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Software free e Opensource”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes