Internet Explorer (Navegador/Browser)

Moderador: Moderador

Responder
Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 33278
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Internet Explorer (Navegador/Browser)

Mensagem por Barefaced » 19 nov 2007, 00:16

Imagem
Internet Explorer


Desenvolvedor
Microsoft, Spyglass.inc

Lançamento
23 de agosto de 1995

Última Versão
7.0 (18-OUT-2006)

Sistema Operativo
Windows
Macintosh (cancelado)

Género
Navegador de Internet

Licença
Proprietária

Website
microsoft.com/windows/ie/


Windows Internet Explorer, também conhecido pelas abreviações IE, MSIE ou WinIE, é um navegador de Internet de licença proprietária produzido inicialmente pela Microsoft em 23 de Agosto de 1995. É de longe o navegador mais usado actualmente uma vez que é distribuído em cada versão do sistema operacional Windows, porém desde 2004 vem perdendo espaço para outros navegadores, principalmente para o Mozilla Firefox.

O Internet Explorer é um componente integrado das versões mais recentes do Microsoft Windows. Está disponível como um produto grátis e separado para as versões mais antigas do sistema operacional. Acompanha o Windows desde a versão 95 OSR2. A partir da versão 6 inclusa no XP em 2002, uma grande actualização do navegador só foi oferecida aos utilizadores do Windows XP junto ao Service Pack 2 (embora sempre houve um ciclo mensal de correcções para o navegador). A versão 7 do Internet Explorer, lançada em Outubro de 2006, chega aos utilizadores disponível para o Windows XP SP2 e Windows Server 2003 (com status de actualização crítica), além de estar pré-instalado no Windows Vista.

Por algum tempo, a Microsoft lançou versões do Internet Explorer para o Macintosh, Solaris e HP-UX. Estas versões tiveram o desenvolvimento cancelado.

Com o lançamento da versão 7 do navegador, o nome oficial foi então alterado de "Microsoft Internet Explorer" para "Windows Internet Explorer", por causa da integração com a linha Windows Live. No Windows Vista ele chama-se oficialmente "Windows Internet Explorer in Windows Vista" e no Windows XP ele é chamado oficialmente de "Windows Internet Explorer for Windows XP".

Versões


Primeira versão: Lançado em Agosto de 1995.

Segunda versão: Lançado em Novembro de 1995.

Terceira versão: Lançado em Agosto de 1996, foi uns dos primeiros browsers, ou navegadores, a ter suporte ao CSS. Foi introduzido o suporte ao ActiveX, linguagem Java Script. As novidades são consideráveis, tanto que o Internet Explorer 3 passou a ser concorrente do Netscape, o browser mais usado na época. Teve também a primeira mudança significativa na interface.

Quarta versão: Lançado em Setembro de 1997, apresentou como novidades a integração completa com o sistema operacional e a tecnologia push, tornando-se concorrente não só do Netscape mas também de softwares como o PointCast, além de outras novidades.

Quinta versão: Lançado em Março de 1999, foi introduzido o suporte à linguagem XML, XSL, o formato MHTML e mais algumas coisas. O Internet Explorer 5 é encontrado no Windows 98 SE e no Windows 2000. Em Julho de 2000, é lançado o Internet Explorer 5.5, juntamente com o Windows ME, contendo algumas melhorias.

Sexta versão: Lançado em Agosto de 2001, juntamente com o Windows XP. Nesta versão há um melhor suporte ao CSS level 1, DOM level 1 e SML 2.0 e algumas novidades. Em Setembro de 2002 é lançado o Service Pack 1 (SP1) e em Agosto de 2004 é lançado o segundo Service Pack (SP2), oferecendo maior segurança com recursos como "Bloqueador de PopUps", protecção contra downloads potencialmente nocivos, entre outros.


Internet Explorer 7


O primeiro beta foi lançado em Julho de 2005, o segundo a Janeiro de 2006, chamado de "Internet Explorer 7.0 Beta 2 Preview", e em Maio, é lançado uma nova versão não somente na versão inglês, mas também em alemão, árabe e finlandês. Após isso, seguiu-se o lançamento de builds Beta 3, Release Candidates 1 e 2 e finalmente a versão final, que saiu na data de 18 de Outubro de 2006. A nova e mais aguardada versão do browser trouxe muitos novos recursos (alguns dos quais já estavam presentes nos seus maiores concorrentes) e inovações:

?  Diminuiu a integração à Shell do Windows, ou seja, agora não é mais tão integrado ao Windows Explorer, passando a ser uma aplicação independente.

?  Mais elaborados recursos de privacidade e segurança.

?  Modo protegido (recurso exclusivo da versão para Windows Vista) que impede que códigos rodem fora de um ambiente protegido e com privilégios administrativos, minimizando riscos.

?  Mudanças na interface.

?  Suporte à navegação em abas, com uma novidade chamada de "Guias rápidas" que permite ao utilizador ver miniaturas de todas as abas abertas em tempo real.

?  Tecnologia Anti-Phishing.

?  Suporte à linguagem RSS 2.0 (Really Simple Syndication).

?  Mecanismo de pesquisa embutido na interface.

?  Ferramenta de impressão com mais recursos.

?  Ferramenta de zoom, para facilitar a visualização da página.

?  Maior suporte a padrões da Web.

Críticas


O Internet Explorer foi sendo ao longo dos anos apontado como um software com numerosas falhas de segurança o que o terá levado a perder terreno para outros navegadores. A Microsoft argumenta que, devido à sua posição predominante no mercado dos navegadores, especialmente empresariais, o seu navegador é sujeito a um escrutínio mais intenso do que outros, e que tem respondido a essas falhas detectadas com correcções e novas versões das quais o IE 7 pretende ser o expoente máximo, com suas novidades na área tão criticada.

Utilização


Sendo o browser mais usado de longe, pesquisas variam em relação a sua real participação no mercado. A Wikipedia inglesa, no seu artigo Usage share of web browsers, mostra que as pesquisas possuem metodologias variadas e cita muitas das mesmas. A sua própria pesquisa indica o IE com actuais 84,11% de participação no mercado de navegadores. Segundo a WebSideStory, que possui como base de cálculo mais de 90 milhões de utilizadores, o Internet Explorer possui 88.24% do mercado Segundo a OneStat, que avalia o browser utilizado por seus 2 milhões de clientes, o Internet Explorer possui actualmente 85.81% do mercado.

Requisitos de Sistema do Internet Explorer 7


?  Processador com 233MHz ou superior.

?  Sistema Operacional:
Windows XP Service Pack 2 (SP2).
Windows XP Professional x64 Edition.
Windows Server 2003 Service Pack 1 (SP1).

?  Memória Ram de 64 MB.

?  Espaço no disco rígido de 12 MB.

?  Display Super VGA (800 x 600) ou maior resolução.

?  Monitor com 256 cores ou superior.

?  Ligação à Internet.

?  Windows genuíno.

Referências


01. Microsoft ended support for Internet Explorer for Mac on December 31st, 2005
02. IE Team Blog: Revised IE7 Naming
03. MSDN: Migrating from Internet Explorer 3.0 to Internet Explorer 4.0 and Later
04. MSDN: What's new in Internet Explorer 5.5
05. MSDN: What's new in Internet Explorer 6
06. MSDN: What's new in Internet Explorer 6 SP2
07. MSDN: What's new in Internet Explorer 7
08. WebSideStory: IE7 vs. FF2: Exclusive New Market Share Data
09. OneState Report Browser Market Share
10. Microsoft Brasil IE7 requisitos de sistema

Ligações Externas


Página oficial
?  Página oficial : Brasil, Portugal
Comentário sobre o Internet Explorer 7 no Windows Vista
Página Oficial (Versão para Macintosh)
Secunia Vulnerability Report Internet Explorer 6
Secunia Vulnerability Report Internet Explorer 7

Veja Também


Motor de layout
Mozilla Firefox
Netscape Navigator
Opera
Safari (navegador)


Imagem


Informação de:
Imagem

Elaborado por
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Software free e Opensource”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes