eDonkey Overnet

Moderador: Moderador

Responder
Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36666
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

eDonkey Overnet

Mensagem por Barefaced » 15 out 2007, 08:49

Imagem

eDonkey



eDonkey é uma rede de P2P, criada pela empresa alemã MetaMachine em 2000 para a transferência de grandes arquivos, ultrapassando o limite dos gigabytes. "Donkey" (em português, burro ou jegue) é usado para designar arquivos muito grandes e difíceis de se obter na Internet. Surgiu logo após o Napster e é largamente utilizada até hoje. Baseada em servidores centrais que servem ao utilizador pesquisas e indexação de arquivos. Recentemente a rede foi reanimada pelo programa open-source eMule.


Overnet



Considerado a evolução e a 2ª geração do eDonkey, a rede Overnet é uma espécie de eDonkey "paga": é preciso comprar o software da empresa que a desenvolveu. A diferença é que o Overnet é altamente descentralizada (não possui um servidor sequer) e muito mais rápida. Actualmente a MetaMachine fundiu a Overnet com a rede tradicional eDonkey num só programa com a finalidade de aumentar as fontes. Os criadores do eMule criaram uma nova rede de características idênticas à Overnet a que deram o nome de Kademlia, suportada nas versões mais recentes do software eMule.

? Em 12 de setembro de 2006, devido a uma decisão judicial da corte dos Estados Unidos, a rede eDonkey foi fechada e a empresa responsável, MetaMachine, deverá pagar indenização de US$ 30 milhões às gravadoras e estúdios.


Ver também


? eMule
? xMule
? AMule
? MLDonkey


Ligações externas


? eDonkey Plug-in Pack
? eMule software gratuito open-source para ligação à rede eDonkey
? Pootz! grande comunidade brasileira especializada em eDonkey.
? Página oficial do eMule no Brasil
? MLDonkey software p2p que suporta eDonkey, BitTorrent, Gnutella entre outras redes


Compilação & Elaboração
Barefaced
Última edição por Barefaced em 22 jan 2008, 00:19, editado 1 vez no total.
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Software free e Opensource”