Tudo Freeware! (Vários) *PC*

Moderador: Moderador

Responder
Avatar do Utilizador
Barefaced
Administrador
Administrador
Mensagens: 36165
Registado: 06 jul 2007, 17:43
Localização: @ Home
Contacto:

Tudo Freeware! (Vários) *PC*

Mensagem por Barefaced » 16 jul 2007, 22:51

Nunca mais volte a comprar uma aplicação!

Não acredite na ideia mítica de que o software de graça é lixo!


Imagem

PACOTE DE OFFICE
Com certeza que, por esta altura, já ouviu falar no OpenOffice, e imediatamente o pôs de parte como sendo uma antiguidade movida a HTML ”“ apenas um fanático de Linux poderia sequer pensar usá-lo. Está enganado. A menos que tenha uma empresa e queira todo aquele disparate do trabalho em colaboração, não há, de facto, necessidade de pedinchar, pedir emprestado ou roubar cópias do Microsoft Office ou Works.
Com o lançamento, no ano passado, da versão 2 (que incluía uma funcionalidade de contagem de palavras, uma necessidade para quem é pago à linha), o OpenOffice é agora uma coisa séria.
No entanto, um aviso: altere o formato de gravação dos textos por omissão para .rtf, a menos que queira que os amigos, colegas e parentes lhe ralhem por lhes enviar continuamente ficheiros .odt por correio electrónico.
http://www.openoffice.org

Imagem

EDICÃO DE IMAGEM
Para ser justo, nada vai alguma vez rivalizar com o Photoshop em poder e elegância na interface de utilização. Talvez porque nenhum outro produto tenha tido um orçamento de pesquisa e desenvolvimento equivalente ao do Photoshop. O GIMP é um bicho esquisito ”“ é certo que faz todas as tarefas cruciais do Photoshop, mas estas escondem-se sob uma interface muitíssimo esquisita.
Talvez não seja ideal para criar um trabalho artístico para aquele romance de fantasia que anda a escrever (e que já teria sido publicado se a indústria livreira não fosse tão tacanha), mas para a edição fotográfica diária faz o que tem a fazer muito bem. Mais importante, tem um preço zero, em vez de um custo com três algarismos.
http://www.gimp.org

Imagem

MENSAGENS
As aplicações gratuitas, como o GAIM e o Trillian (este último com uma versão gratuita e uma paga) falam alegremente para todos os vários protocolos ”“ MSN, Yahoo!, AOL, ICQ e Jabber ”“ e tudo isso sem anúncios. Claro, o Messenger é gratuito, mas não contamos com ele porque é da Microsoft e é suportado por publicidade.
http://pidgin.im/pidgin/home/
http://www.ceruleanstudios.com

Imagem

ANTIVÍRUS
O Norton, o McAffee, etc. controlam o mercado dos antivírus, mas, de facto, não há necessidade de pagar a respectiva taxa anual. O bom senso mantém a maioria dos vírus fora do seu sistema ”“ mas se não tiver muito disso, o AVG Free da Grisoft faz um excelente trabalho, e sem o impacte nos recursos do sistema que o bloatware comprado geralmente tem, nem os ecrãs a “chatear”.
http://free.grisoft.com/

Imagem

ORGANIZACÃO DE CORREIO ELECTRÚNICO
Claro que o Mozilla Thunderbird é um excelente substituto do Outlook Express, mas se quiser todas as funcionalidades da encarnação maior do Outlook sem gastar dinheiro nem andar às voltas com a activação do produto, dê graças ao Senhor pela concepção inteligente do Evolution.
Um clone do Outlook apenas para Linux deu finalmente o salto para o Windows, e suporta um grau de semelhança quase insultuoso com a aplicação principal da Microsoft para correio electrónico, agenda e contactos.
http://shellter.sourceforge.net/evolution/

Imagem

CRIACÃO DE PÁGINAS WEB
Sejamos honestos, quantas funções se usam de facto no Dreamweaver? E vale mesmo o dinheiro que se dá por ele? Não, não vale. Felizmente, o Nvu (que se pronuncia de N-View) contém o fundamental, e mais ainda, do que faz falta para a criação e gestão de sites, mais do que suficiente para fazer um site novíssimo ou um template de blogue que funciona em qualquer browser.
É inteiramente baseado numa interface gráfica, podendo assim apenas arrastar e largar as coisas de um lado para o outro, sem ter sequer de pensar no código subjacente. http://www.nvu.com

Imagem

GRAVACÃO DE CD/DVD
O Windows XP tem suporte incorporado para gravação básica de discos, mas deixa imenso a desejar, e os programas comerciais, como o Nero e o Roxio, podem vir recheados com mais coisinhas, bibelots e traquitanas que um armazém do Toys’R’Us, mas custam muitos euros.
O CDBurnerXP Pro está entre estes dois pontos, oferecendo funcionalidades avançadas como criação de CDs de áudio e suporte .ISO e .NRG, mas nada daquilo que costuma ocupar imensos recursos, como o mastering de vídeo DVD.
http://www.cdburnerxp.se

Imagem

DTP
As páginas da PCGuia são criadas com o Adobe InDesign, como resultado de a indústria ter mudado, lenta e custosamente, do antigo favorito QuarkXPress. No entanto, num mundo ideal, teríamos apanhado os elementos do nosso departamento de arte e tínhamo-los fechado num sótão com uma cópia do Scribus, gratuito, até que vissem a luz. Muito bem, talvez não esteja exactamente pronto para uso industrial, mas para fazer fanzines, brochuras e cartazes é perfeito.

Ferramentas para se manter seguro online

PeerGuardian 2
Anda a sacar torrents que não devia? Ou está apenas desconfortável com o facto de poderem estar a ver o seu disco rígido à distância? Bloqueie os endereços IP mais inquisidores com isto.
http://phoenixlabs.org/

ZoneAlarm
Melhor que a firewall básica do Service Pack 2 e tão barata como ela, ZoneAlarm mantém os hackers afastados das portas do seu PC. Pode ser um pouquito exagerado, por isso, conte com dores de cabeça quando configurar os jogos online.
http://www.zonelabs.com

Spybot
Há mais aplicações de caça ao spyware no mundo que romances de L. Ron Hubbard no sótão de Tom Cruise, mas o Spybot: Search & Destroy é ainda um preferido nosso. Muito rigoroso, e oferece tanto imunização como cura.
http://www.safer-networking.org


Ambiente de Trabalho

Imagem


1 Netvibes
O RSS já não está preso a aplicações de desktop maljeitosas como o Google e o Blog Lines, a nossa última escolha.
http://www.netvibes.com


2 Evolution
Este imitador do Outlook é um antigo produto de Linux, por isso, não está ao seu melhor nível a funcionar em Windows. Mesmo assim, é uma boa alternativa, 100% gratuita. http://shellter.sourceforge.net/evolution/


3 Blender
A aplicação de desenho 3D que assusta valentemente os grandes.
http://www.blender.org


4 Album Cover Art Downloader
Falta arte à sua colecção de MP3? Isto passa a Amazon a pente fino, procurando imagens para todos os seus álbuns.
http://kempele.fi/-skyostil/projects/albumar


5 Thumb Plug TGA
Os jogadores veteranos do «World of Warcraft» sabem que o jogo gera screenshots no popular formato não comprimido TGA ”“ que a visualização por miniaturas do Windows não suporta. Este plugin gratuito torce-lhe o braço até que o faça.
http://www.highend3d.com/downloads/tool ... -2131.html


6 uTorrent
Esqueça o velho gorducho Azureus, ou o BitComet, banido nos sites só por registo ”“ o ultraleve Torrent é a arma actual do utilizador de BitTorrent.
http://www.utorrent.com


7 OpenOffice
Apostamos que não sabia que isto não era o velho MS Office até lhe dizermos.
Nos tempos que correm, é um substituto mais do que adequado.
http://www.openoffice.org


8 PeerGuardian 2
Esta esferazinha azul que faz pisca-pisca é o PeerGuardian, o qual impede a indústria de entretenimento de tentar ver o que está a descarregar.
http://phoenixlabs.org/


Compilação de
Imagem
Última edição por Barefaced em 20 jul 2007, 00:58, editado 1 vez no total.
Imagem

Responder

Voltar para “Software free e Opensource”